Parlamento estadual abre inscrição para o 9º Seminário de Enfrentamento à Violência contra Idosos

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, será realizado no dia 26 de junho, próxima quarta-feira, a partir das 13h30 no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, na Casa de Leis.

O seminário, que integra as ações do Junho Prata, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, vai reunir representantes do Governo e da sociedade civil e oportunizar o debate sobre envelhecimento com dignidade, o Fundo Nacional da Pessoa Idosa e outras políticas em defesa dos direitos dos idosos. Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário, clicando neste aqui.

O evento é realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Programação

Estão previstas duas palestras e uma mesa redonda. A primeira palestra será proferida pelo secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDFC), Alexandre da Silva. Ele vai falar sobre programa, projetos e ações da Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa para o enfrentamento às violências contra a pessoa idosa.

A segunda palestra tem como tema “Envelhecimento com dignidade: o papel transformador do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na Construção de uma Sociedade Inclusiva e as Diretrizes Emergentes das Conferências de 2024”. Esses assuntos serão discorridos pelo presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

Após o intervalo, na segunda parte dos trabalhos, está prevista a realização de uma mesa redonda. Participam da mesa representantes da Frente Parlamentar do Idoso, da Subsecretaria da Pessoa Idosa, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o secretário Alexandre da Silva e o presidente Raphael Castelo Branco.

Confira aqui o convite e a programação do seminário.

População de idosos em MS cresce 59% em dez anos

Mato Grosso do Sul, assim como o restante do país, apresenta crescimento acelerado da população de idosos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Trimestral (PNAD/T), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, no Estado, no primeiro trimestre deste ano, 396 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Esse número representa envelhecimento significativo da população sul-mato-grossense. Em dez anos, o crescimento dessa parcela populacional é de 59% – no primeiro trimestre de 2014, eram 248 mil pessoas com 60 anos ou mais. E, em apenas um ano, a alta é de 8,2% – havia 366 mil idosos em Mato Grosso do Sul nos três primeiros meses de 2023.

Serviço

O 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa será aberto a toda sociedade e à imprensa. A ALEMS está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, em Campo Grande.

(Agência ALEMS)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *