Exames de próstata, especialmente para homens de meia-idade e idosos, são essenciais para prevenção e tratamento do câncer, que é o segundo tipo mais incidente em todo o País – estimam-se que haverá 71.730 novos casos da doença no triênio 2023-2025.
Para reafirmar a importância epidemiológica e chamar a atenção da população masculina, a Campanha Novembro Azul foi inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado pela Lei 4.636 de 2014. O objetivo é aumentar a conscientização e o volume de informações sobre o diagnóstico precoce. A diferença entre a detecção precoce e tardia pode ser vida ou morte”.
Os casos de câncer de próstata detectados precocemente, mostram alta taxa de sobrevivência, mais de 90%. O cirurgião-oncológico, Fabrício Colacino, explica que mesmo sem apresentar sintomas, os homens a partir dos 45 anos devem procurar um médico para realização de exames. “Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento é mais tranquilo, com menos sequelas, menos amputações e menos chances de quimioterapia. O tratamento oncológico usualmente é multimodal, podendo haver indicação de cirurgia e terapias adjuvantes. Portanto, fazer o diagnostico na fase mais precoce faz toda a diferença. Por isso, o Novembro Azul vem para conscientizar, orientar e esclarecer a importância dos homens em fazer os exames regularmente”.
*com informações da ALEMS