Deputadas destacam espaços conquistados pelas mulheres em funções tradicionalmente “masculinas”, em cerimônia na ALMS

O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) terá cerimônia solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com o tema “Elas Podem”, em referência à força, resiliência e garra de mulheres que exercem funções majoritariamente ocupadas por homens. A proposição do evento, instituído pela Resolução 03/2011, é da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), em conjunto com as deputadas Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT).

As homenageadas receberão o Troféu Celina Jallad, uma honraria que traz à memória a saudosa Celina Jallad, primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALEMS. “Este ano, o objetivo da homenagem é destacar e valorizar as mulheres que ousaram desafiar normas sociais e quebrar barreiras em áreas predominantemente masculinas. Desde engenheiras e cientistas até políticas e profissionais de segurança, essas mulheres têm desempenhado papéis essenciais e inspiradores em suas respectivas áreas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária”, disse Mara Caseiro, que atualmente comanda a CCJR.

A sessão solene contará com discursos, apresentações culturais e momentos de reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino. Autoridades, líderes comunitários, representantes de organizações da sociedade civil e o público em geral são convidados a participar do evento significativo, presencialmente ou pelos canais oficiais de Comunicação da ALEMS. Na cerimônia, será ressaltado o compromisso contínuo de promover a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos das mulheres. A mensagem de que “Elas Podem” será reforçada como um lembrete poderoso de que não existem limites para o que as mulheres podem alcançar quando lhes são dadas oportunidades e apoio adequados.

“Nosso intuito, além de homenagear, é o de incentivar mulheres a avançarem e mostrarem todo o seu potencial à nossa sociedade. Que esta solenidade seja um momento de celebração, inspiração e renovação do compromisso com o respeito, a igualdade e a justiça social”, declarou Mara Caseiro.

Também terá a abertura da Mostra de Artes Visuais “Um Olhar Feminino”, com exposição de artistas plásticas regionais, que permanece aberta ao público, no saguão da ALEMS, até 22 de março.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *