Campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas está em tramitação na Assembleia Legislativa de MS

Mato Grosso do Sul poderá ter uma data específica ao enfrentamento do tráfico de pessoas. Dados da ONU indicam que esse tipo de crime afeta principalmente meninas e mulheres, e representa 71% dos casos registrados no mundo (com subnotificações). Nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei de autoria do deputado Gerson Claro (PP), propõe o Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e cria a Campanha Coração Azul.

O Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi sugerido como 30 de julho de todos os anos, e a Campanha Coração Azul será realizada na última semana desse mês. Nesses dias, serão realizadas “ações educativas com a finalidade de encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas, despertando o sentimento de solidariedade a partir dos seguintes temas: I – prevenção e repressão ao tráfico de pessoas; II – proteção e auxílio às vítimas do tráfico de pessoas”.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que “é fundamental a conscientização da sociedade sobre a existência e a gravidade desse crime, que muitas vezes é invisibilizado ou naturalizado”. O parlamentar também informa, na justificativa, que o crime de “tráfico de pessoas é considerado a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas”.  O projeto deve ser apresentado nesta quarta-feira (17), durante a sessão plenária. Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável quanto à constitucionalidade, passará pelas votações dos parlamentares nas comissões de mérito e em sessões ordinárias.

Fonte/foto: Assembléia Legislativa

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *