Eleições Fetems – Presidente da Federação nega prestação de contas após solicitação do candidato da Chapa 2, Joaquim Oliveira

Após 20 anos sob o comando de um mesmo grupo, um histórico oligopólio, a direção estadual da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul pode finalmente mudar de mãos nas eleições que ocorrem no próximo dia 2 de junho.

Duas candidaturas concorrem para dirigir a instituição no quadriênio 2025/2029.
A chapa 1 é formada pela atual vice-presidente da entidade, professora Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais, com o candidato a vice Onivan Lima Correa.
A chapa 2, uma nova alternativa à alternância de poder, é encabeçada pelo professor Joaquim Oliveira, ao lado da professora Elizângela Maia, que também conta com o apoio de educadores ativos e aposentados, além de trabalhadores administrativos, especialistas em educação, diretores de escola, coletivos de Escolas Indígena e de Educação Especial.

Para tornar mais transparente as informações institucionais dentro do processo eleitoral, Joaquim Oliveira solicitou formalmente (via Ofício) à atual diretoria a prestação de contas dos últimos quatro anos, 22, 23, 24, 25, de forma detalhada. Documento abaixo:

Requerimento prestação de contas

Para surpresa do candidato e de membros do setor educacional, o pedido foi negado pelo atual presidente Jaime Teixeira. No documento em que nega prestar contas, o ele afirma: “A Fetems, em atenção ao requeimento encaminha parecer anexo em que adotamos como razão de decidir, logo resta indeferido a pretensão do referido expediente.” Documento abaixo:

Respost Fetems

O QUE A ATUAL GESTÃO DA FETEMS TEM A ESCONDER?
Em manifestação pública, o candidato Joaquim (Chapa 2), que é professor há mais de 30 anos, colocou em xeque a estranheza das atitudes da atual gestão da Fetems:
“Estão escondendo a eleição da Fetems. Negaram urna eletrônica, negaram prestação de contas, e negaram a participação da nossa representante na Comissão Eleitoral. Você sabe por que estão fazendo isso? Porque nós queremos uma Fetems para todas as pessoas. O nosso projeto é de mudança. Trago comigo pessoas qualificadas, comprometidas com todas as lutas coletivas e livres de todas as amarras e diferente desse grupo que está aí se revezando há mais de 20 anos! Queremos transparência, participação de todos e diversidade de ideias!”

Os filiados, que representam cerca de 23 mil eleitores, vão escolher entre manter o oligopólio de 20 anos ou renovar a gestão da Fetems elegendo a Chapa 2. A Fetems é a maior instituição representativa de uma classe de trabalhadores de Mato Grosso do Sul. São 74 sindicatos municipais filiados, mais de 25 mil trabalhadores na base, representando mais de 50% do funcionalismo público do Estado.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Respostas de 2

  1. Trabalhei por 38 anos na educação e a maior pare desse tempo na educação infantil. Não tenho conhecimento dessa instituição estar atuando em favor da escola do bairro longínquo ou de quem mais necessita . A Classe dominante sempre foi a preterida. É preciso mudar. Dar oportunidade a outros que se propõe a servir. MUDAR É PRECISO . Chapa 2. Avante prof Joaquim. Estamos falando com quem tem expressividade social.
    ” PROFESSORES. ” Fazer a diferença já. !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *