A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participará do Festival de Inverno de Bonito 2024 em bate-papos e palestras com a presença dos imortais Henrique de Medeiros, Pedro Chaves e Rubenio Marcelo, que estarão – nos dias 22, 23 e 25 – conversando sobre a ASL, literocultura, o lançamento de seus novos livros, a educação e a cultura. Os encontros com os autores serão todos no Lounge da Literatura montado na Praça da Liberdade, e terão mediação do escritor Rodrigo Teixeira.
“Os nadas em busca dos tudos da poesia”, “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal” e “Poesia e caminhos da palavra” serão os títulos dos bate-papos/palestras com os escritores da ASL. A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem constantemente ressaltado a importância de nossos autores e de sua produção literária para a educação no Estado, que frequentemente vem sendo valorizada pela ASL em nossa Literatura.
As palestras e os Imortais
Os bate-papos/palestras terão início na quinta-feira, dia 22, às 16h, com o poeta, escritor e compositor Rubenio Marcelo, Cadeira 35 e Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Sob o título “Poesia e caminhos da palavra” e com base no seu livro atual: “Caminhos – 100 poemas escolhidos…”, Rubenio Marcelo abordará caminhos da arte da palavra e especialmente aspectos literários desta sua antologia poética recentemente lançada com aprovação do FIC-MS/FCMS.
Na sexta-feira, dia 23, também às 16h, será o encontro com o escritor, educador e Cadeira 19 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Pedro Chaves dos Santos Filho, sob o título “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”. Conversará sobre seu livro e de Therezinha Samways, que tem o título da palestra, sobre o nascimento e consolidação da Uniderp – Universidade do Pantanal, através de soluções inovadoras e práticas pedagógicas que criaram uma Escola, a Mace; um Centro Universitário, o Cesup e uma Universidade, a Uniderp, sexta melhor Universidade privada do país. Exemplo para inspirar as novas gerações de que o sonho pode se transformar em realidade.
A participação da ASL terá encerramento com a presença do escritor e poeta Henrique Alberto de Medeiros Filho, presidente da Academia-Sul-Mato-Grossense de Letras, com o tema “Os nadas em busca dos tudos da poesia”. Com base no lançamento de seu recente livro, a antologia poética “nadas em busca de tudos”, Henrique de Medeiros abordará os fragmentos da vida, atravessando fragilidades no pensar do homem e seus fazeres, entre o viver e a palavra, conversando sobre a poesia e suas reflexões.
Valorização da Literatura
Os escritores e acadêmicos irão retratar também a ASL, instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário, destacando sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado em sua cultura, literatura e leitura. A ASL
A diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras enfatizou reconhecimento pelo contínuo esforço da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em valorizar a Literatura dentro da programação de seus Festivais e Eventos que têm sido realizados, difundindo a importância do pensamento e do consequente incentivo à leitura, que se reflete no desenvolvimento sócio-cultural.