O Salar de Uyunié considerado o maior deserto de sal do mundo, tendo sua formação há milhões de anos, será um dos destinos que os campo-grandenses poderão conhecer a partir do intercâmbio que está nascendo entre as cidades de Campo Grande e Santa Cruz de La Sierra.
Em passado longínquo, a região do Salar de Uyunié era um enorme oceano. Quando a Cordilheira dos Andes se ergueu, a água ficou concentrada no topo das montanhas, e após secar, criou-se uma imensa planície com o sal acumulado. Hoje em dia é um dos maiores atrativos da Bolívia.
Em evento realizado na Capital do Estado nos dias 21 e 22, no Hotel Grand Park, o entrosamento entre autoridades, agentes turísticos e culturais foi tão significativo que chegou-se a sugerir a criação do título “Cidades Irmãs”, para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e Campo Grande, em MS, Brasil.
Antes, a região era um enorme oceano. Quando a Cordilheira dos Andes se ergueu, a água ficou concentrada no topo das montanhas, e após secar, criou-se uma imensa planície com o sal acumulado. Hoje em dia é um dos maiores atrativos da Bolívia.
Foi um workshop para divulgar e promover os destinos turísticos de Santa Cruz de La Sierra. O evento foi proposto pela Organizacion Y Gestion Del Destino Turistico Santa Cruz (OGD) e empresários de Santa Cruz de La Sierra. A Prefeitura de Campo Grande, aceitou e apoio a sua realização.
No primeiro dia aconteceu rodada de negócios e a apresentação do destino. Um público recorde compareceu em relação a outras edições. Empresas como Swissotel, Hotel Hampton By Hilton, Hotel IBIS e Turpanbol Operadora enviaram representantes da Bolívia para apresentarem seus produtos. Sem contar o público composto por agências de viagens, operadoras, atrativos turísticos que participaram do workshop.
Segundo o superintendente de Turismo de Campo Grande – Wantuyr Tartari, “um dos principais objetivos do evento foi promover o intercâmbio de negócios turísticos entre Santa Cruz de La Sierra/Bolívia e Campo Grande/MS. A ideia é estreitar o relacionamento dos empresários da Capital com os empresários do país vizinho, trabalhando os dois destinos, buscando assim aumentar o fluxo turístico entre Campo Grande e Santa Cruz”.
E como primeiro resultado já está sendo organizada uma primeira caravana de empresários do segmento turístico campo-grandense, para uma visita à Santa Cruz de La Sierra e seus principais destinos. Desse contato, e com os entendimentos possíveis dessa visita, existe grande possibilidade de que se inicie a comercialização entre as agências e operadoras bolivianas e as de Campo Grande e região.