O Turismo e a Aviação Civil no Brasil encerraram 2023 com os melhores resultados dos últimos quatro anos e a projeção para 2024 é ainda mais promissora. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (22.01) pelos ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
De acordo com pesquisa inédita “Tendências de Turismo”, realizada pelo MTur, um em cada três brasileiros irá fazer uma viagem a lazer durante a alta temporada no Brasil. Esse desejo de viajar já vem produzindo impactos importantes na aviação civil. Segundo dados do MPOR, o ano de 2023 registrou 112,6 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico e internacional, o que traduz um aumento de 15,3% na comparação com dados de 2022, sendo 91,4 milhões de passageiros em voos domésticos, e 21,2 milhões em voos internacional, em 2023.
“O número de voos internacionais aumentou acima da média prevista, e o número de turistas estrangeiros está crescendo. Já estamos atingindo os números pré pandemia, e para os próximos quatro anos, vamos trabalhar para alcançar a marca de dez milhões de turistas estrangeiros no nosso país. A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
“A gente tem um grande trabalho para 2024, para integrar nossas atividades, até porque ninguém pode falar de aviação brasileira sem nós falarmos no turismo, e nós não podemos falar no turismo sem falar no fortalecimento da malha aérea brasileira e sobretudo da reestruturação de portos e aeroportos de todo o Brasil”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.
Durante o evento, o ministro Sabino apresentou o levantamento que mapeou o comportamento e o planejamento da população brasileira, em especial durante o período de Verão e para o ano de 2024. De acordo com a pesquisa “Tendências de Turismo”, os destinos de Sol e Praia lideram a preferência de 51% dos viajantes que vão arrumar as malas, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%).
Sabino destacou a relevância dos novos dados para o setor. “As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa divulgada agora, para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, disse.
Ainda, de acordo com o levantamento, para 66% dos viajantes a viagem terá, em média, a duração de 10 dias e um ticket médio de 1.877,00. Quando o item avaliado é o tipo de hospedagem mais procurado, a opção da casa de amigos e parentes foi citada por quase metade dos entrevistados – 47% – seguido por hotel (29%) e pousada (16%).
Outro dado apresentado pela pesquisa é a percepção dos brasileiros a respeito do turismo para economia no país, onde de acordo com os entrevistados, o setor é visto como a terceira atividade econômica mais importante do país. Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo e a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil.
Metodologia da pesquisa
O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.
“A pesquisa é uma amostragem representativa da opinião pública brasileira, ou seja, ela de fato falou com todos os perfis da opinião pública da sociedade. Isso faz com que a gente tenha dados superpoderosos do ponto de vista da representatividade pra gente apontar as principais tendências de turismo do brasileiro”, destacou André Jacomo, diretor do IPRI
Acesse AQUI a pesquisa completa.
Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra da pesquisa levou em consideração a distribuição proporcional da população brasileira de acordo com sexo, idade, região, escolaridade e renda.
Conectividade aérea
O sucesso da aviação brasileira passa pelos investimentos que foram realizados no último ano no modal aéreo. Entre novos empreendimentos e melhorias, o setor público e privado aplicou cerca de R$ 1,4 bilhão nos terminais pelo país. O resultado foi o aumento de 12,4% em novas localidades atendidas. Ao longo de 2023, foram 154 aeroportos com voos comerciais contra 128 terminais apurados no último ano.
A previsão é que a aviação comercial brasileira alcance números ainda melhores neste ano, tendo em vista que o setor contará com investimento da ordem de R$ 3 bilhões que serão aplicados para fortalecer o modal e o turismo do país. “A gente sabe o grande desafio que temos pela frente que é ampliar cada vez mais os voos internacionais, ampliando novas companhias aéreas. O Brasil entrou na rota do crescimento internacional e, cada vez mais, o mundo observa o país não só como a janela de investimentos como a janela do turismo mundial, finalizou Costa Filho.