Tarifa de água e esgoto mais cara é o “presente” de Natal da prefeita Adriane para o campograndense

Um presente de Natal e de Ano Novo da prefeita Adriane Lopes para todos os campo-grandenses: o aumento da tarifa dos serviços de água e esgoto em 6,6% a partir do dia 3 de janeiro de 2025. E esse índice definido pela Agência Municipal de Regulação da prefeitura está acima da inflação que nos últimos 12 meses foi de 4,76%, segundo o IBGE. Portanto, bem abaixo do que a prefeita autorizou para aumentar a tarifa a ser cobrada pela Águas Guariroba.

Câmara avalia o aumento

Na sessão do último dia 3 da Câmara Municipal, o assunto foi amplamente debatido e a oposição, especialmente por meio das intervenções da vereadora Luiza Ribeiro (PT). Ela argumentava sobre os motivos da prefeita Adriane aumentar a tarifa acima dos índices inflacionários. E culimou com a apresentação de um projeto de Decreto Legislativo que busca impedir que o reajuste extra, calculado em 2,07%, se configure efetivamente. Isso, no entanto, só será obtido se o projeto de Luiza Ribeiro tenha aprovação por maioria simples, de 15 vereadores,

A vereadora afirma estar disposta a barrar o aumento da tarifa nem que tenha que recorrer à Justiça. “Vou até o Supremo. Não vou desistir, pois é clara a relação promíscua que existe entre o poder público e essa concessionária”, diz a parlamentar. Segundo Luiza, a tarifa de água e esgoto aumentou 115% nos últimos oito anos, sendo que a inflação oficial desse período foi de 60%.

Ela explica que desde 2017 as tarifas de água e esgoto em Campo Grande aumentaram 115%, período em que a inflação foi de 60%.

Faturamento 

Os abusos nos reajustes, segundo divulgado nos debates na Câmara Municipal, se comprovam na comparação entre o faturamento das empresas Águas Guariroba e a Sanesul que atende 68 municípios do Estado. Segundo foi mostrado, a partir de janeiro, as tarifas cobradas pela concessionária em Campo Grande serão 57,7% maiores que as praticadas pela Sanesul, estatal estadual que atende cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

(Da Redação)
(foto águas guariroba)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *