Senado aprova os nomes de Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), por 47 votos a 31, o nome de Flávio Dino para o STF, e Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República por 65 a 11 votos, os dois indicados pelo presidente Lula.
STF
No Supremo Tribunal Federal, o ministro Flávio Dino assumirá a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou ao completar 75 anos. Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos, período no qual ocupou postos como a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dino deixou a magistratura para seguir carreira política, elegendo-se deputado federal pelo Maranhão em 2006. Presidiu a Embratur entre 2011 e 2014, ano em que se elegeu governador do Maranhão. Em 2018, foi reeleito para o cargo. Nas últimas eleições, em 2022, elegeu-se senador e, logo após tomar posse, foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública. Agora, aos 55 anos, vai para o STF em cargo vitalício.
PGR
O novo Procurador-Geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco é católico praticante, tem 57 anos e já ocupou os cargos de subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral Eleitoral. Com 37 anos de carreira no Ministério Público, também, junto com o ministro Gilmar Mendes (STF) é co-fundador do Instituto Brasiliense de Direito Público e foi diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União.

As duas autoridades devem tomar posse nos seus respectivos cargos em fevereiro ou março de 2024.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *