Foi assinado nesta quarta-feira (15) um acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, que deverá entrar em vigor a partir do próximo dia 19 de janeiro. A noticia foi divulgada de forma oficial pelo ministro de Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Al Thani, durante coletiva de imprensa.
O acordo firmado é, segundo ele, bastante detalhado e complexo e prevê o cessar-fogo por um período de seis semanas. Durante esse período as forças israelenses devem deixar a Faixa de Gaza e o Hamas terá que liberar os reféns israelenses, para que seja promovida uma troca com prisioneiros palestinos hoje nas mãos dos israelenses.
Em pronunciamento, no final da tarde desta quarta-feira, o presidente Joe Biden, garantiu que o acordo interromperá os ataques a partir do próximo domingo e, conforme decisão a ser firmada nos próximos dias para definição dos detalhes do documento, será liberada a entrada em Gaza, já sem o controle e rigidez de Israel, da ajuda humanitária e o socorro aos desassistidos na vasta área destruída de Gaza.