Programa “Desenrola” do Governo Federal deve limpar o nome de mais de 2 milhões de brasileiros com dívidas bancárias de até R$ 100,00.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Desenrola, programa de renegociações de dívidas do governo federal, pode “limpar o nome” de até 2,5 milhões de cidadãos que têm dívidas com os principais bancos do país de até R$ 100,00.

“Se todos os grandes bancos aderirem, estamos falando de cerca de 2,5 milhões de CPFs”, disse Haddad em coletiva de imprensa. O volume final de nomes limpos, explicou o ministro, vai depender da adesão do Nubank ao programa, já que o banco digital possui, sozinho, 1 milhão de CPFs negativados por baixos valore.

Ao comentar o “Desenrola”, o presidente Lula acrescentou que em setembro o governo vai lançar um “aplicativo para as pessoas que devem para o varejo, nas lojas”. Será possível obter, também, descontos nas dívidas. “Vai ser excepcional. Vamos salvar no mínimo 72% da população que está endividada. E vai permitir que essas pessoas voltem para o mercado de consumo, livres de suas pequenas dívidas. Pobre não gosta de ter dívidas. Pobre gosta de pagar o que deve. Por isso está tendo tanta procura para resolver o problema da dívida. Todos querem andar de cara limpa, entrando nos lugares de cabeça erguida por não estarem devendo”, disse.

O governo lançará, no âmbito do Desenrola Brasil, um programa de educação financeira, com o objetivo de prevenir o risco de os consumidores caírem em novos débitos após limparem seus nomes.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *