Programa de fortalecimento das cooperativas do Governo de MS é renovado

O cooperativismo sul-mato-grossense atraiu neste ano, R$ 2 bilhões em investimentos, que devem gerar mais de 2 mil empregos. Os dados foram divulgados ontem (04) pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck durante a assinatura de um termo de renovação do PROCOOP (Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo do Mato Grosso do Sul) junto com a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (OCB/MS), que comemorou em um grande evento os 45 anos de atuação. A programação incluiu homenagens, premiações para jornalistas  e apresentações culturais.

 

“Mato Grosso do Sul teve um grande investimento das cooperativas. O Governo do Estado tem um programa muito claro que é o Procoop, é o Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo. Ele tem um papel importante na organização dos produtores, mas também na agroindustrialização”, salientou o secretário.

Atualmente MS conta com 126 cooperativas e mais de 500 associados, e o segmento continua em expansão. “Hoje nós temos já a ampliação do frigorífico de suínos da Aurora em nosso Estado gerando mais de dois mil empregos. Temos um anúncio de um novo investimento da Copasul em Naviraí que é de uma industrialização de soja e além disso nós temos um crescimento muito forte do crédito principalmente através do sistema de crédito rural, Sicredi, Sicoob, o Cresol”, comentou Verruck.

Segundo ele são cooperativas que adentraram no Estado e estão ampliando as suas bases. “Só esse ano no Estado nós já tivemos investimentos na ordem de R$ 2 bilhões do cooperativismo com potencial de geração de mais de mil empregos”.

O governador do Estado, Eduardo Riedel, que esteve prestigindo o evento, destacou a força do cooperativismo como um pilar no desenvolvimento do Estado e a importãncia da OCB/MS. “A OCB tem uma história no Mato Grosso do Sul de muito sucesso. Começou com algumas cooperativas pequenas, mas extremamente sólidas. Então ao longo destes 45 anos praticamente representando as cooperativas ela foi se fortalecendo. E nos últimos dez anos talvez tivemos uma explosão
de investimentos por parte das cooperativas sul-mato-grossenses e hoje são grandes geradoras de desenvolvimento”, enfatizou.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos, expressou sua gratidão: “Celebrar 45 anos é celebrar a dedicação, o esforço e o comprometimento de todos que fazem parte desta grande família cooperativista. É uma honra estar à frente de uma instituição que tanto contribuiu e continua a contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Esta vocação do setor para o desenvolvimento sustentável foi reforçada pelo titular da Semadesc. “O cooperativismo é importante porque através dele que ocorre o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. É um desenvolvimento cooperado e que integra o produtor, integra as pessoas e principalmente gera ganho para o conjunto da economia do Estado”, concluiu.

Personalidades que contribuíram com a OCB/MS nestes 45 anos foram homenageadas na noite de ontem.

(Comunicação Semadesc)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *