Abastecimento de veículos elétricos. Primeiro eletroposto de MS funciona na Universidade Federal

O primeiro eletroposto para abastecer veículos e bicicletas elétricas de Mato Grosso do Sul está funcionando no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O projeto é desenvolvido pela UFMS e o Detran-MS em parceria com a iniciativa privada.

Em todo o estado, até o final do mês abril, 271 veículos híbridos estavam registrados no Detran-MS.

A unidade construída dentro do Campus da Universidade Federal, próximo ao complexo de piscinas, usa placas para captação de energia solar fotovoltaica ligadas à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica que atende o Estado. A potência nominal é de 95 kW, permitindo uma recarga rápida.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, essa parceria, que também conta com a Aneel, é de extrema importância: “É o mais especial, porque, com o apoio do Detran, esse é o único eletroposto de carregamento rápido. Outros não têm essa tecnologia. Esse eletroposto é uma referência em MS, no Centro-Oeste e no Brasil. Esse laboratório tem condições de transbordar nossas soluções, novas tecnologias, para a política pública nacional”.

Os pesquisadores envolvidos no projeto destacam a parceria público-privada na iniciativa pioneira e o retorno para o universo acadêmico. Participam dos estudos professores, técnicos, profissionais da iniciativa privada, e estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia elétrica.

“Temos a autorização do governador Eduardo Riedel de financiar mais dois eletropostos, um no Detran para atender também a UEMS, e outro no Bioparque Pantanal”, afirmou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Para usar o eletroposto, o consumidor precisa fazer o cadastro num aplicativo disponibilizado pelo Detran-MS:

Fonte: Assessoria de Comunicação – Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *