Polo de Ecoturismo em Bonito é referência em conhecimento e tecnologias de gestão para o setor

Toda a experiência acumulada em quase 40 anos em iniciativas e práticas turísticas no município de Bonito, com todos os acertos, equívocos, correções e ações que transformaram a região num destino premiado e conhecido mundialmente, poderão ser conhecidas e repassadas à outros municípios de MS ou do País, que tenham interesse em crescer nessa atividade econômica. E, também, para empresas, empresários ou qualquer cidadão que pretenda, de alguma forma, investir ou trabalhar com turismo.

Isso passa a ser possível com a instalação e inauguração na noite da última terça-feira (16), do Espaço Interativo do Polo Sebrae de Ecoturismo, criado no prédio da Regional Oeste Sebrae/MS, em Bonito.

A ideia do espaço é mostrar a temática do Ecoturismo utilizando as tecnologias inseridas na região. Estarão disponíveis informações que poderão ser aprofundadas no Portal do Polo Sebrae de Ecoturismo – ecoturismo.ms.sebrae.com.br, principal canal de disseminação de conhecimento do Polo.

O espaço interativo foi criado para gerar experiências e insights sobre o segmento a gestores de projetos voltados ao Ecoturismo de todo Brasil, além de empresários que atuam na área. As tecnologias disponíveis compreendem MetaVerso, Realidade Virtual, NFT, Paineis TouchLess, Sala 270º, entre outros.

Também estão no Espaço Interativo, além do histórico turístico de Bonito, os principais destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo; o potencial do desenvolvimento do setor do ecoturismo no Brasil; e uma ferramenta de inteligência de dados para o segmento.

O Polo Sebrae de Ecoturismo
O Ecoturismo e o Turismo de Natureza são oportunidades para o desenvolvimento turístico regional e, para isso, os gestores empresariais e do setor público necessitam de orientações que tornem os destinos e negócios mais competitivos e sustentáveis. E é aqui que entra a importância do Polo Sebrae de Ecoturismo. Lançado em 2022, o espaço está comprometido com a produção e disseminação de conteúdos para entidades ligadas ao turismo, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros.

Apontando caminhos
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual Sebrae/MS e Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, disse que o Espaço Interativo disponibiliza “uma ferramenta com a qual os empresários do setor, as autoridades que trabalham com turismo, e quem se interessar pela atividade, poderão ver, conhecer e avaliar tudo o que foi construído até aqui, trabalho que envolveu a sociedade de Bonito e autoridades de MS”. Também, segundo ele, quem estiver num lugar que tenha uma beleza natural e queira empreender na atividade turística, “vai poder ver com detalhes os nossos acertos, onde erramos, como corrigimos, todas as ações turísticas em Bonito”. Bertoni acredita que, vendo o que foi feito em Bonito, essas pessoas poderão pular etapas, buscar uma objetividade com uma boa certeza de acerto nos seus empreendimentos.

O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, exemplificou que, “se alguém tem um atrativo, uma carverna, uma área para desenvolver uma trilha ou uma atividade de aventura, nós também temos aqui e disponibilizamos o caminho, o conhecimento para montar seu negócio – como montar sua atividade de ecoturismo, qual a documentação exigida, o caminho o ser percorrido, respeitando o meio ambiente, e onde poderá encontrar seu cliente. Todo esse conhecimento do Sebrae, não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o País, está disponibilizado aqui”.

Todo o conhecimento e as tecnologias de gestão do Polo de Ecoturismo estão disponíveis como referência para outros municípios sul-mato-grossenses que tenham potencial turístico e ainda não investiram no segmento. O acesso às informações pode encurtar o trabalho e garantir o sucesso da empreitada.

Reportagem: Mauricio Hugo
Foto: Sebrae MS

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *