Plantas medicinais viraram drinks nas mãos de pesquisador da Agraer na Tecnofam

Já pensou em preparar drinks com plantas medicinais? Durante a Tecnofam, em Dourados, o pesquisador da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Flávio de Oliveira mostrou que muitas das espécies vegetais cultivadas para chás e infusões também podem ter seus efeitos benéficos potencializados pelo álcool usado no preparo de bebidas.

“Meu objetivo aqui é mostrar outros usos para essas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais. Aqui no estande eu estou fazendo a demonstração com drinks, com uso para o lazer, mas trouxe também amostras de esfoliantes, sabonetes, temperos completos”, explica.

O trabalho de Flávio foi um dos que mais chamou a atenção nas tendas da mostra a campo da Agraer. Ele preparou bebidas com hibisco e até guavira que puderam ser degustados somente pelos visitantes com mais de 18 anos.

“Muitas pessoas questionaram se o álcool prejudicava a ação medicinal das plantas, mas na verdade, ele ajuda a extrair o princípio ativo. Alcoolaturas e tinturas com essas espécies vegetais podem ser feitas tanto por temperatura, no caso dos chás, ou com álcool”, explica.

Luzinete Cardoso Gentil é agricultora familiar tradicional em Vicentina. Ela provou e aprovou o trabalho de Flávio. “É a primeira vez que estamos participamos e aprender nunca é demais. Viemos abertos para absorvermos novas coisas. Gostei dos drinks e vou com certeza levar a receita”.

O mesmo disse Maria Tereza da Silva Bastos, vizinha de Luzinete. “Não sabia que dava para usar essas plantas em bebidas. É uma maravilha”, exclamou.

Agraer na Tecnofam

O órgão de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) pública de Mato Grosso do Sul é parceiro da Embrapa na Tecnofam. Além do estande institucional, onde a população poderá consultar os serviços prestados, o órgão também levou a Dourados uma série de oficinas e mostras a campo.

Além disso, alguns dos agricultores familiares que recebem assistência técnica da Agraer estão vendendo seus produtos em uma feira dentro do evento.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a feira atraiu ao todo cinco mil pessoas desde a abertura na terça-feira (16).

Escritórios da Agraer mobilizaram pelo menos 900 agricultores familiares para irem à Tecnofam, em Dourados. Organizados em caravanas, os grupos partiram de 18 municípios diferentes, fora aqueles que moram perto da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e chegaram por conta própria ao evento.

Ascom/Agraer

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *