Os pesquisadores do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer, os engenheiros agrônomos Ana Cristina Ajalla e Edimilson Volpe, ministraram um curso sobre produção de mudas e cultivo da guavira, no Sindicato do Produtor Rural de Camapuã, no dia 25 de outubro.
A capacitação contou com palestras e oficinas práticas. Devido ao grande número de interessados, as vagas foram ampliadas de 20 para 27 participantes.
Entre os temas abordados estão procedimentos e informações técnicas para a produção de mudas a partir de sementes e o cultivo da guavira, resultados das pesquisas realizadas pelo Centro de Pesquisa em relação à produtividade, levantamento de pragas e doenças, as possibilidades de propagação vegetativa e a seleção de mudas. Também foi apresentado o projeto de Sistema Integrado de Guavira e Baru.
“Tivemos uma boa participação dos produtores, inclusive a criação de um grupo de interessados no resgate cultural da guavira, que vai fazer uma coleta no campo da guavira para fazer mudas e distribuir entre os vizinhos, para assim, disseminar a cultura de colheita e consumo de guavira no município”, explicou a pesquisadora do Centro de Pesquisa da Agraer e engenheira agrônoma, Ana Ajalla.
O curso é realizado pela Agraer em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretaria Municipal de Agronegócio e o Sindicato do Produtor Rural de Camapuã.