A Academia Brasileira de Letras continuará presente em 2025 na programação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras com o projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”; a ASL divulgou os nomes dos imortais que estarão nos Chás Acadêmicos pelo projeto: Antonio Carlos Secchin, Edgard Telles Ribeiro, Geraldo Carneiro, Godofredo de Oliveira e Jorge Caldeira, além de Ricardo Cavaliere – especificamente em uma Oficina a ser realizada -. O projeto continuará sendo uma parceria entre a ASL e apoio da Setesc – Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura -, pela FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Parte da agenda básica de atividades anuais da ASL – que se iniciou com o projeto Leituras e Conversas no último dia 13 – completa-se com a presença dos imortais da ABL e suas palestras, além das homenagens das Rodas Acadêmicas aos saudosos membros da ASL Abílio de Barros, Augusto César Proença, Hernâni Donato e Oliva Enciso; nesses eventos estarão envolvidos os imortais sul-mato-grossenses Américo Calheiros, Lucilene Machado, Marcos Estevão, Marisa Serrano, Paulo Nolasco, Raquel Naveira, Reginaldo Araújo, Rubenio Marcelo, Samuel Medeiros, Sérgio Cruz e Sylvia Cesco.
Segundo o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, o projeto teve grande repercussão em 2024, com palestras que também foram editadas e disponibilizadas on line no site da Academia, sendo que a manutenção dos trabalhos este ano oferece ainda mais opções de atividades literárias aos corpos docente e discente do Estado, além do público em geral interessado nos eventos literoculturais. “Educação, cultura, leitura, iniciativas que são objetivos da ASL e fazem a diferença no desenvolvimento e comportamento do ser humano”, avaliou Henrique.
O “ABL na ASL” foi discutido em 2023 no Festival América do Sul Pantanal em Corumbá e se desenvolveu em reuniões entre o presidente da ASL, Henrique Alberto de Medeiros, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Turismo – SETESC, Marcelo Ferreira Miranda, e o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, Eduardo Mendes. Com a decisão do apoio da FCMS à Literatura, a ASL vem realizando as atividades também com Belas Artes, tendo música e artes visuais interligadas nas ações literoculturais com parcerias da Academia com a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Confraria Sociartista.
Além dos Chás Acadêmicos, quando da presença dos imortais da ASL em Campo Grande sempre haverá uma atividade vespertina reunindo alunos das Rede Estadual de Ensino em locais a serem definidos mensalmente para um encontro entre os estudantes e os imortais da ASL e ABL, programada pela FCMS. A agenda cultural das Rodas e Chás está elaborada e confirmada, embora possa ao longo do ano sofrer alguma adequação em função de calendários, e terão a seguinte programação ao longo de 2025:
Mês 03, dia 27 Março
Chá Acadêmico ABL com o imortal Antonio Carlos Secchin
Mês 04, dia 09 Abril
Oficina Literária ABL-ASL com o imortal Ricardo Cavaliere
Mês 04, dia 24 Abril
Roda Acadêmica sobre Oliva Enciso
(com os imortais da ASL Raquel Naveira, Reginaldo Araújo e Rubenio Marcelo)
Mês 05, dia 29 Maio
Chá Acadêmico ABL com o imortal Edgard Telles Ribeiro
Mês 06, dia 26 Junho
Roda Acadêmica sobre Hernâni Donato
(com os imortais da ASL Marcos Estevão, Paulo Nolasco e Samuel Medeiros)
Mês 07, dia 31 Julho
Chá Acadêmico ABL com o imortal Jorge Caldeira
Mês 08, dia 28 Agosto
Roda Acadêmica sobre Abílio de Barros
(com os imortais da ASL Américo Calheiros, Raquel Naveira e Marisa Serrano)
Mês 09, dia 25 Setembro
Chá Acadêmico ABL com o imortal Geraldo Carneiro
Mês 10, dia 31 Outubro –
Roda Acadêmica sobre Augusto César Proença
(com os imortais da ASL Lucilene Machado, Sergio Cruz e Sylvia Cesco)
Mês 11, dia 27 Novembro –
Chá Acadêmico ABL com o imortal Godofredo de Oliveira Neto
A ASL informou também que sua programação ainda terá outros eventos e cerimônias no decorrer de 2025 e se encerrará no dia 12 Dezembro ─ com a realização de sua já tradicional Cantata Natalina, tendo a participação de vários grupos de Corais sul-mato-grossenses sob a coordenação do acadêmico Américo Calheiros.