PAA Indígena apresenta os primeiros resultados positivos em Sidrolândia

Em Sidrolândia o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena começou a apresentar os primeiros resultados. Como o grupo formado por oito indígenas que comercializaram R$ 104.693,00 em produtos da agricultura familiar dentro do programa.

Os produtos fornecidos por esses agricultores indígenas incluem mandioca com casca, batata doce, quiabo, abóbora menina brasileira, abóbora paulista, milho verde, beterraba, maxixe, banana maçã, cenoura, couve-flor, berinjela e melancia.

O PAA Indígena vai destinar cerca de R$ 6 milhões no combate à insegurança alimentar das comunidades indígenas em MS. Além de Sidrolândia, outros 32 municípios, dos 79 que compõem o Estado, participam da iniciativa.

O servidor da Agraer de Sidrolândia, Ivan de Oliveira, enfatizou que esse é um passo importante no fortalecimento da agricultura familiar indígena e na garantia de segurança alimentar para as comunidades locais.

“É importante ressaltar que este é o primeiro programa desse tipo no Estado e que o Mato Grosso do Sul é o único do Brasil a adotar esse modelo de PAA, no qual os próprios indígenas produzem e fornecem alimentos para outras famílias indígenas”.

A Agraer é responsável pela elaboração dos projetos e acompanhamento técnico. Já a prefeitura da cidade fica com o cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade social que receberão as cestas de alimentos.

“Este marco representa um avanço significativo na valorização da cultura indígena, no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da segurança alimentar das comunidades tradicionais de Sidrolândia. O programa não apenas apoia os produtores locais, mas também contribui para a preservação das tradições e da identidade cultural das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul”, disse Ivan.

Os resultados do PAA Indígena foram apresentados na última semana, durante reunião entre agricultores familiares, indígenas, e instituições públicas responsáveis pela promoção desta política pública. O encontro ocorreu na aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia, e, na oportunidade, o grupo discutiu os próximos passos do programa dentro do município.

Para a indígena Izordina Marcelino da Silva que participou desta primeira comercialização, o PAA Indígena é mais do que apenas um programa de geração de renda, pois é uma política pública que alimenta as famílias e fortalece as aldeias. “É a certeza de produção, venda dos produtos e, principalmente, de auxílio aos nossos parentes que mais precisam. Agora, com o PAA, podemos cultivar nossos produtos com orgulho, sabendo que eles serão valorizados e distribuídos onde são mais necessários.”

PAA Indígena

O PAA Indígena foi desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em MS, o Governo do Estado conta com a coordenação da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Seaf), da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), enquanto na ponta, a execução do programa fica a cargo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), com o suporte das prefeituras municipais.

(Comunicação Agraer)

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *