Oriente Médio – Aiatolá Ali Khamenei promete vingança após explosão que deixou quase 100 mortos e dezenas de feridos no sul do Irã

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que dará uma “resposta severa” aos autores da dupla explosão que feriu 211 pessoas e matou pelo menos 96, na quarta-feira (3). No dia anterior, o assassinato do número dois do movimento islamista palestino no Líbano já havia provocado revolta entre as lideranças árabes.

As explosões ocorreram no sul do Irã, perto da mesquita Saheb al-Zaman, na cidade de Kerman, onde uma multidão fazia uma marcha pacífica em direção ao túmulo do general Qassem Soleimani, que foi executado pelas forças americanas em Bagdá, há quatro anos.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até agora. Autoridades locais tratam o incidente como terrorismo. Em entrevista a um canal de TV, Rahman Jalali, o vice-governador da província de Kerman, classificou as explosões como um “atentado terrorista”.

Em comunicado público, Ali Khamenei afirmou: “O mal e os inimigos criminosos da nação iraniana voltaram a causar um desastre e mataram um grande número de pessoas queridas em Kerman. Esta tragédia terá uma resposta dura, se Deus quiser.

Com isso, aumentam os temores de um acirramento das tensões e a expansão regional do conflito entre Israel e Hamas, envolvendo outros países como Irã e Líbano.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *