Após um mês de muitos entraves locais, o último grupo de repatriados foi resgatado pelo governo Lula na fronteira com a faixa de gaza. A chegada em segurança ao Brasil aconteceu na madrugada dac terça (14). (12), Todos os 22 brasileiros e 7 familiares passaram pelo controle migratório. São 22 brasileiros e 7 familiares.
A embaixada brasileira disponibilizou veículos para o transporte de todos até o Cairo, onde fizeram uma parada para descansar, se alimentar, e rumar ao Brasil numa aeronave Embraer 190, da Presidência da República.
Em Brasília, a emoção tomou conta de todos, autoridades, migrantes e o próprio presidente Lula que fez de abraçar um por um. O palestino de cidadania brasileira, Mohammed Jabr Ismil, aguardava há mais de 30 dias para abraçar os 3 filhos e a esposa de Mohammed que estavam no voo entre os repatriados. “O importante é que estão vivos e agora vou fazer tudo para eles”, disse Mohammed, em tom de alívio e felicidade. Sua família havia viajado em maio à Gaza para visitar parentes, com volta prevista para setembro.
Após passar pelos postos da Receita Federal e da Polícia Federal, grande parte do grupo fica dois dias no alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) para se recuperar e a partir para seus locais de origem.
O Coronel do Exército brasileiro, que acompanhou o grupo na saída de Gaza para o Egito, deu parabéns a todos pela resistência, e agradeceu também à colaboração do governo egípcio: “Nossa esperança deu certo. Deu tudo certo, graças a Deus”. Um repatriado, o comerciante Hasan Rabee, comemorou e agradeceu a Lula por todo o apoio e empenho das autoridades brasileiras nessa missão em meio a uma guerra sangrenta que já passa de dois meses desde seu início.
O presidente Lula, junto com diversos ministros, afirmou que o governo brasileiro continuará tentando buscar todos os que quiserem sair da região do conflito e voltar para o Brasil ou, no caso de estrangeiros, acompanhar os parentes brasileiros. “A gente vai fazer todo o esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que queiram vir para o Brasil. Inclusive, alguns companheiros que tinham parentes não brasileiros eu pedi para trazer, e a gente trataria de legalizar as pessoas aqui”, disse Lula.
Na redes sociais, o presidente comemorou o sucesso do resgate: “Parabéns para o Itamaraty e a FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil”.
O Brasil foi o primeiro país a fazer o resgate de seus cidadãos para além da guerra entre o governo de Israel e o grupo extremista Hamas. Desde o início do conflito no Oriente Médio, 1.477 passageiros – 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana – e 53 animais domésticos foram resgatados.