A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural- Agraer esteve presente em dois mutirões de serviços e regularizações documentais para a agricultura familiar na última semana. Os eventos foram realizados em Nova Andradina e Bela Vista em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.
Foram disponibilizados diversos serviços como a atualização cadastral, permuta, inclusão ou exclusão de cônjuge, o desbloqueio após a homologação, emissão de segunda via de CCU (Contratos de Concessão de Uso) e CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), além de orientações sobre créditos e titulação.
“Isso demonstra na prática a verticalidade dos governos municipais, estadual e federal. Por determinação do governador Eduardo Riedel e sob orientação do secretário Jaime Verruck, da Semadesc, essas políticas públicas estão chegando em que deve ser beneficiado: assentados, indígenas e quilombolas”, disse o diretor-executivo da Agraer, Marcos Roberto Melo.
Nova Andradina
No dia 9 de novembro (quinta-feira), o município de Nova Andradina recebeu os serviços do Incra Itinerante e Agraer em Ação. O encontro, voltado aos beneficiários da região, aconteceu na Quadra da Escola Municipal Luiz Cláudio Josué, no Distrito de Nova Casa Verde, no período da manhã. Na ocasião, foram entregues 200 CCU´s e 19 Títulos de Domínio (TD) aos produtores dos assentamentos Casa Verde, São João e Teijin
- Além disso, evento também foi marcado pelo ato de posse de Adelar Belo como coordenador da Sala de Cidadania e contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; do diretor-executivo da Agraer, Beto Carvalho; do superintendente do Incra, Paulo Roberto da Silva; do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia; da primeira-dama Joana Darc; da superintendente regional do MDA, Marina Nunes Viana; do secretário executivo de Agricultura Familiar e Povos Originários, Humberto de Mello Pereira; pelos secretários municipais Juliana Lopes (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado); Júlio César (Infraestrutura); Hernandes Ortiz (Saúde) e Delma Prado (Cidadania e Assistência Social); além dos vereadores Fábio Zanatta e Josenildo Ceará.
Bela Vista
O mutirão recepcionou as famílias das áreas de reforma agrária Angiquinho, Barra do Itá, Caracol, Guaviraí, Nery Ramos Volpato (Santa Marina) e Ressacae Tuparecetan, no Cine São José.
Ao todo, foram realizados 450 atendimentos, sendo 165 emissões de CCUs. Foram solicitados 53 CAFs e 15 atendimentos de regularização. Além disso, foram recebidos 130 pedidos do Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher, totalizando R$ 1 milhão em recursos para este público.
Nesta sexta-feira (10), a programação do evento foi encerrada com a entrega dos documentos aos agricultores familiares do município.
Participaram da solenidade o diretor-executivo da Agraer, Beto Carvalho, representando o diretor-presidente, Washington Willeman; o superintendente do Incra, Paulo Roberto da Silva; a superintendente regional do MDA, Marina Nunes Viana; o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti; a secretária municipal de desenvolvimento, Simara Ajala; o presidente da Câmara Municipal de Bela Vista, Johnys Basso e, representando o deputado estadual Zeca do PT, Fábio de Campos.