Membros do Conselho de Turismo de Campo Grande tomaram posse

Em ato simples e rápido na última quinta-feira (13), na Prefeitura de Campo Grande foi realizada a  posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo, recententemente reativado pela municipalidade. Os trabalhos foram conduzidos pela secretária Municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethania Gurgel. No próximo dia 21, acontecerá a eleição e posse da mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo, conforme informou o superintendente de Turismo da secretaria, Waldecyr Tartari. Ele destacou que o Conselho Municipal de Turismo é formado por representantes de 11 entidades privadas e 11 entidades públicas.

Falando à plataforma Expressnews, a secretária Mara Gurgel, destacou a importância da atual administração estar retomando com seriedade o setor turístico, como um segmento econômico fundamental para Campo Grande, uma cidade com aptidões importantes como receptivo e como destino turístico. “Primeiro temos que destacar o desenvolvimento econômico que vive nosso município, tantas coisas acontecendo e aí posso citar a Rota Bioceânica que vai ser fator propulsor muito importante para o comércio com  os países vizinhos. E isso, certamente, vai impactar em diversos setores da atividade turística”, esclareceu a secretária.

Ela também destacou que a partir da eleição da diretoria dos membros do Conselho, “daqui mais ou menos duas semanas, quando começaremos a debater de forma conjunta as ações para o segundo semestre deste ano”. Questionada sobre como ela e o Conselho vislumbram esse momento que envolve os acontecimentos que serão gerados pela Rota Bioceânica, Mara Gurgel destaca que a Rota vai mexer com a economia como um todo, especialmente o comércio, o que resultará inevitavelmente na ida e vinda de pessoas, e tudo isso aquece o movimento nos hotéis, restaurantes, os vôos, consequentemente nas agências de viagens etc…

A secretária citou também ações que já foram ou estão sendo desenvolvidas, como a criação do calendário de Turismo de Campo Grande, o Mapa Turístico de Campo Grande que foi considerado de categoria A pelo Ministério de Turismo, e também ações futuras como um projeto já em estudo na municipalidade, que será a criação de um grande Centro Municipal de Eventos, que abrigará com certeza grandes acontecimentos que também serão atrativos importantes para a vinda de turistas no futuro para a Capital do Estado.

Grande evento em Agosto

O superintendente de Turismo da Capital, Waldecyr Tartari, também falou à Expressnews, e destacou a eleição para a Mesa Diretora do Comtur, que terá mandato de dois anos e sempre será presidida por representante da iniciativa privada. Perguntado sobre quais as ações que o conselho desenvolverá, disse que o Contur é, na verdade, uma extensão da Secretaria de Cultura e Turismo. “Todas as diretrizes, ações e políticas públicas que a secretaria pretende realizar, passam para debate a análise no Comtur que indicará o que é visto como prioridade para o município, o que é economicamente viável para o desenvolvimento de Campo Grande no setor do turismo”, esclareceu o superintendente.

Ele também destacou que, agora, o trabalho passa a ser facilitado. “Na verdade, fizemos o caminho inverso: atualizamos o Plano Municipal do Turismo, que já aponta ações, metas, objetivos e que já mostram onde queremos chegar. Agora o Comtur vai fiscalizar o andamento dessas ações. O Mapa do Turismo já foi feito juntamente com o Ministério do Turismo. Fomos o município com a nota mais alta em Mato Grosso do Sul e uma das capitais do Centro Oeste que alcançou a nota máxima”, destacou.

Por fim, o superintendente anunciou para o período das festas de aniversário de Campo Grande, em agosto próximo, a realização do Reviva Mais Cultura e Turismo, que na verdade englobará um segundo evento, a 4ª Mostra de Turismo de Campo Grande que não acontecia faz 2 anos. “O Reviva Campo Grande será de 23 a 26 de agosto e englobará  a 4ª Mostra de Turismo, evento que presta contas à sociedade do que está sendo desenvolvido pela administração atual nessas áreas. Teremos debates sobre a Observação de Aves, prática turística resgatada pela nossa secretária Mara, e que está em alta na nossa Capital, também o Turismo de Aventura que igualmente é emergente em Campo Grande, e teremos a presença de um representante do Ministério do Turismo que virá falar sobre Turismo Inteligente e aqui cabe destacar que nossa cidade está entre os 10 destinos brasileiros participantes do programa que transformará essas localidades em destinos de Turismo Inteligente”, concluiu Wantuyr.

Maurício Hugo

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *