Em ato simples e rápido na última quinta-feira (13), na Prefeitura de Campo Grande foi realizada a posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo, recententemente reativado pela municipalidade. Os trabalhos foram conduzidos pela secretária Municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethania Gurgel. No próximo dia 21, acontecerá a eleição e posse da mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo, conforme informou o superintendente de Turismo da secretaria, Waldecyr Tartari. Ele destacou que o Conselho Municipal de Turismo é formado por representantes de 11 entidades privadas e 11 entidades públicas.
Falando à plataforma Expressnews, a secretária Mara Gurgel, destacou a importância da atual administração estar retomando com seriedade o setor turístico, como um segmento econômico fundamental para Campo Grande, uma cidade com aptidões importantes como receptivo e como destino turístico. “Primeiro temos que destacar o desenvolvimento econômico que vive nosso município, tantas coisas acontecendo e aí posso citar a Rota Bioceânica que vai ser fator propulsor muito importante para o comércio com os países vizinhos. E isso, certamente, vai impactar em diversos setores da atividade turística”, esclareceu a secretária.
Ela também destacou que a partir da eleição da diretoria dos membros do Conselho, “daqui mais ou menos duas semanas, quando começaremos a debater de forma conjunta as ações para o segundo semestre deste ano”. Questionada sobre como ela e o Conselho vislumbram esse momento que envolve os acontecimentos que serão gerados pela Rota Bioceânica, Mara Gurgel destaca que a Rota vai mexer com a economia como um todo, especialmente o comércio, o que resultará inevitavelmente na ida e vinda de pessoas, e tudo isso aquece o movimento nos hotéis, restaurantes, os vôos, consequentemente nas agências de viagens etc…
A secretária citou também ações que já foram ou estão sendo desenvolvidas, como a criação do calendário de Turismo de Campo Grande, o Mapa Turístico de Campo Grande que foi considerado de categoria A pelo Ministério de Turismo, e também ações futuras como um projeto já em estudo na municipalidade, que será a criação de um grande Centro Municipal de Eventos, que abrigará com certeza grandes acontecimentos que também serão atrativos importantes para a vinda de turistas no futuro para a Capital do Estado.
Grande evento em Agosto
O superintendente de Turismo da Capital, Waldecyr Tartari, também falou à Expressnews, e destacou a eleição para a Mesa Diretora do Comtur, que terá mandato de dois anos e sempre será presidida por representante da iniciativa privada. Perguntado sobre quais as ações que o conselho desenvolverá, disse que o Contur é, na verdade, uma extensão da Secretaria de Cultura e Turismo. “Todas as diretrizes, ações e políticas públicas que a secretaria pretende realizar, passam para debate a análise no Comtur que indicará o que é visto como prioridade para o município, o que é economicamente viável para o desenvolvimento de Campo Grande no setor do turismo”, esclareceu o superintendente.
Ele também destacou que, agora, o trabalho passa a ser facilitado. “Na verdade, fizemos o caminho inverso: atualizamos o Plano Municipal do Turismo, que já aponta ações, metas, objetivos e que já mostram onde queremos chegar. Agora o Comtur vai fiscalizar o andamento dessas ações. O Mapa do Turismo já foi feito juntamente com o Ministério do Turismo. Fomos o município com a nota mais alta em Mato Grosso do Sul e uma das capitais do Centro Oeste que alcançou a nota máxima”, destacou.
Por fim, o superintendente anunciou para o período das festas de aniversário de Campo Grande, em agosto próximo, a realização do Reviva Mais Cultura e Turismo, que na verdade englobará um segundo evento, a 4ª Mostra de Turismo de Campo Grande que não acontecia faz 2 anos. “O Reviva Campo Grande será de 23 a 26 de agosto e englobará a 4ª Mostra de Turismo, evento que presta contas à sociedade do que está sendo desenvolvido pela administração atual nessas áreas. Teremos debates sobre a Observação de Aves, prática turística resgatada pela nossa secretária Mara, e que está em alta na nossa Capital, também o Turismo de Aventura que igualmente é emergente em Campo Grande, e teremos a presença de um representante do Ministério do Turismo que virá falar sobre Turismo Inteligente e aqui cabe destacar que nossa cidade está entre os 10 destinos brasileiros participantes do programa que transformará essas localidades em destinos de Turismo Inteligente”, concluiu Wantuyr.