O governador Eduardo Riedel se reuniu com o novo diretor-geral da participação brasileira da Itaipu Binacional, o ex-deputado federal Enio Verri, para discutir os novos investimentos que a empresa fará em Mato Grosso do Sul, a partir de novas parcerias criadas com a ampliação da área de atuação da estatal.
Estudos recentes mostraram que o Lago de Itaipu, que é uma área protegida pela empresa, sofre efeitos de mais municípios do que outrora se acreditava. Os chamados municípios lindeiros se limitavam a 16, sendo 15 deles no Paraná e um no Mato Grosso do Sul – no caso, Mundo Novo.
A partir de agora, essa área de atuação de Itaipu se expande aos 399 municipíos paranaenses e vai incluir, além de Mundo Novo, outros 34 municípios sul-mato-grossenses. Isso corresponde a 44% dos municípios de Mato Grosso do Sul, ou seja, quase metade dos 79 existentes.
“Foi uma visita institucional para discutir essa nova área de abrangência em Itaipu. Agora são 35 municípios e isso traz um impacto muito grande. Itaipu é uma grande parceira na manutenção de estradas, das bacias, de toda nossa área ambiental, que é uma prioridade em nosso Estado”, diz o governador Eduardo Riedel após o encontro com Verri, em Foz do Iguaçu (PR).
Ele ainda completa que sem dúvida as novas parcerias e investimentos a serem fechados terão grande impacto também em Itaipu, como um todo. “Certamente essas novidades vão trazer grandes resultados, com todo esse conjunto de áreas de abrangência de Itaipu”, conclui.
Riedel foi ao encontro acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, e do secretário-executivo Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta – a pasta vinculada à Semadesc. Também participou da reunião com Verri o deputado federal sul-mato-grossense Vander Loubet, que lidera a bancada federal do Estado em Brasília (DF).