Com a participação de pelo menos 570 participantes, provenientes de 22 estados brasileiros, a segunda edição do seminário Inspira Ecoturismo foi marcada por uma semana de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o potencial transformador da atividade turística. O evento foi realizado entre os dias 16 e 20 de maio em Bonito, principal destino de Mato Grosso do Sul e referência internacional em Ecoturismo.
Para o público presente – empreendedores, profissionais do segmento, palestrantes e acadêmicos, o seminário foi a oportunidade de discutir temas atuais como tendências no Ecoturismo, Segurança no Turismo de Aventura, Turismo e as Unidades de Conservação, entre outros. A gestora de turismo do Sebrae/MS, Isabella Fernandes Montello, afirma que o evento proporcionou trocas valiosas e destaca o engajamento da comunidade local em receber os participantes.
“A cidade abraçou o evento e o evento abraçou a cidade. Essa parceria tem sido de muito sucesso. Bonito, como capital do ecoturismo nacional, é o lugar ideal para discutir tendências, o futuro e a importância do ecoturismo no Brasil. O evento tem sido maior a cada ano e o sucesso dele só é garantido por conta dos nossos parceiros. E, é claro, os empresários, o trade turístico que vai e mostra todo o profissionalismo do turismo do nosso Estado”, afirmou.
Durante os cinco dias de Inspira Ecoturismo, foram realizados talks, oficinas, palestras com especialistas e uma rodada de negócios, que contou com 58 empresas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Paraná e grandes players do mercado, a exemplo da Decolar e Azul. Além dessas atividades, os participantes tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas a diversos atrativos de Bonito e região. No total, 368 pessoas participaram dessas visitas, em locais como o Balneário Estrela do Formoso, Cavalgada Recanto do Peão, Estância Mimosa, Gruta do Lago Azul, Parque Ecológico Rio Formoso, Rio da Prata e o Rio Sucuri.
Pequenos negócios
Para os pequenos negócios locais da cidade, a inserção do Inspira Ecoturismo no calendário de eventos também gera movimentação financeira. “Os pequenos negócios locais que foram parceiros ficaram bastante impressionados com a movimentação que o evento trouxe. Maio é historicamente um mês de baixa temporada e o evento trouxe uma movimentação para toda a cadeia, incluindo bares e restaurantes, meios de hospedagem, atrativos, transportadores, agências receptivas”, complementa.
O Inspira Ecoturismo é uma realização do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo. Esta edição do evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito; Governo do Estado, via Fundtur MS e FCMS; Embratur e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).