Inscrições abertas para o Seminário Estadual da Guavira

As inscrições para a sexta edição do Seminário Estadual de Guavira estão abertas. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de novembro na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer). A iniciativa une diversas instituições para fortalecer e estimular a produção de conhecimento sobre a espécie, considerada símbolo do Estado.

Este ano, participantes que submeterem artigos científicos terão a chance de fazer a apresentação oral dos trabalhos. Até 2022, o cronograma previa apenas a exposição dos resultados em banners. Os interessados devem acessar a plataforma e encaminhar os resumos até o dia 31 de outubro. Em caso de grande volume, haverá seleção pela comissão organizadora.

Outra novidade é a premiação para melhores fotos e vídeos. O concurso “Guavira, sou fã: versão digital” também recebe inscrições até o dia 31 de outubro. Os escolhidos terão menções honrosas durante o seminário.

A feira que tradicionalmente é realizada durante o evento ganha um nome a partir de agora: “Pé di Guavira: sabores e aromas do MS”. Nela, artesãos e produtores expõem seus produtos, como bebidas, artigos de decoração e alimentação.

Programação

Depois das inscrições e do café da manhã com comidas à base da fruta do cerrado, o professor da Divisão de Agrotecnologia da Unicamp Ilio Montanari abre as palestras do seminário falando sobre domesticação de plantas nativas.

Na sequência, haverá uma mesa redonda sobre os resultados e perspectivas nos estudos sobre a Guavira, com as presenças das instituições que desenvolvem pesquisas com a espécie em Mato Grosso do Sul.

Durante a tarde, o analista chefe adjunto do Centro de Pesquisa Embrapa Agroindústria de Alimentos, André de Souza Dutra, falará sobre oportunidades de agregação de valor pelo co-working.

Em seguida, haverá palestra sobre agregação de valor e resgate cultural da Guavira com Alexandro da Silva Souza, da Associação Ahy de Nioaque; Darli Castro, da empresa Frutos do Mato; Beatriz Branco, da Angí Chocolates; e Rodrigo Borghesan e Ana Paula do Cerrado em Pé e Flor de Guavira.

Após, haverá apresentação dos trabalhos científicos e a Brota Guavira, com exposição de trabalhos em banners, apresentações culturais e a premiação do concurso de fotos e vídeos.

No dia 24 de novembro, haverá visita ao guaviral do Cepaer, pioneiro no plantio da espécie para fins de estudo. Os participantes serão divididos em grupos e percorrerão várias estações sobre temas variados sobre o cultivo da planta nativa.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *