Governo assume Morenão que será todo reformado. Com FFMS renovada, futebol pode crescer em MS

Uma excelente notícia foi divulgada na solenidade de lançamento do novo Campeonato Sul-mato-grossense da primeira divisão do futebol na última terça-feira (14). Está acertado que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai transferir a administração do Estádio Pedro Pedrossian para o Governo do Estado. E a iniciativa prevê que o governo Riedel faça uma reforma ampla no velho Morenão, há anos abandonado.

Os desportistas da Capital vêem nessa iniciativa a possibilidade de recuperação do futebol profissional, o que poderá possibilitar a inclusão futura de Mato Grosso do Sul no circuito de grandes eventos esportivos. Mas, com certeza, somente isso não é suficiente para que esse objetivo seja atingido, é necessário uma consciência geral envolvendo torcedores, a sociedade campo-grandense, diretores de clubes, patrocinadores e muito mais.

De qualquer forma, é um passo importante, e que vem justamente quando acontece profunda transformação no âmbito da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul – FFMS com o afastamento do “eterno presidente” Francisco Cezário e a grande possibilidade de confirmação do nome de Estevão Petrallás, presidente interino, para dirigir a entidade nos próximo anos.

Estevão Petrallás, presidente da Federação de Futebol de MS

Toda essa renovação, e a continuidade do apoio do Governo estadual, e mais o Morenão remodelado, totalmente reformado para a prática do futebol e de outros esportes, Mato Grosso do Sul possa reagir e voltar a brilhar no futebol brasileiros como nos anos de glória do Operário Futebol Clube que chegou a ser terceiro colocado no Campeonato Brasileiro.

Nas últimas décadas, o Morenão deixou de ser prioridade para a UFMS, que em função das dificuldades orçamentárias, reservava o mínimo de orçamento para sua manutenção. Isso acabou levando a interdição do estádio pelo Ministério Público por apresentar condições precárias.

Morenão foi inaugurado há 53 anos, e sediou um grupo da Minicopa, em 1972

Um novo Morenão

A boa notícia foi dada pelo titular da Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, durante o evento da Federação de Futebol de MS (FFMS), no auditório do Bioparque Pantanal. O Estado manifestou interesse em administrar o Morenão no ano passado, com a reitora Camila Ítavo se mostrando favorável desde a primeira conversa, proposta esta agora aprovada pelo Conselho Universitário.

A cessão dos direitos do patrimônio da união agora é uma questão burocrática. Como disse o secretário, são pequenos detalhes para formalizar o acordo. O importante é que o Estado já está projetando o futuro, trabalhando na viabilidade técnica do novo projeto para o estádio, com a proposta de uma PPP (Parceria Público-Privada) que garante os recursos e transforme o Morenão “em um grande centro de eventos e para o futebol”, segundo Miranda.

(Da Redação e Silvio de Andrade)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *