Eventos de julho a setembro aquecem o turismo em Bonito e Serra da Bodoquena

Com sete grandes eventos de cultura, religião, esportivo e temático programados para julho, agosto e setembro, Bonito mantém a média de público visitante na alta e baixa temporadas e movimenta toda a cadeia do turismo, com reflexos também nos dois municípios vizinhos, Jardim e Bodoquena, com os quais forma a Rota Turística Bonito Serra da Bodoquena. Somente o Brasil Ride levará mais de três mil pessoas ao destino.

A cidade reúne os pré-requisitos necessários para sediar eventos em várias modalidades, com uma excelente rede hoteleira, restaurantes de diversas categorias, aeroporto regional conectado com Viracopos e Congonhas, locadoras de automóveis, agências de viagens e um centro de convenções com capacidade para atender encontros com até 2.000 pessoas, entre outras infraestruturas necessárias. Com essa infraestrutura, Bonito está se tornando um destino natural para eventos.

Antecipando a alta temporada de julho, a Capital do Ecoturismo realiza de 27 a 30 de junho uma das maiores festas religiosas de Mato Grosso do Sul: a 94ª Festa de São Pedro, padroeiro local. A celebração comunitária iniciada em 1928, quando a cidade ainda não existia, conta com cavalgada (no dia 29, com a participação do clube de laço local), quermesse, quadrilhas, novena, missa campal e atrai milhares de pessoas da região.

Literatura e cinema

O mês das férias escolares começa com a oitava edição do FLIB (Feira Literária de Bonito), que deve reunir durante os quatro dias (de 3 a 6) mais de dez mil pessoas. Debatendo “Literatura: as fronteiras e as travessias”, o evento será realizado na Praça da Liberdade e reunirá expressões da literatura e das artes nacionais e regionais, com lançamentos de livros, homenagens e shows musicais (uma das atrações será o músico Renato Teixeira).

De 19 a 27 de julho, a cidade receberá a segunda edição do Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano. Além de grandes filmes nacionais e estrangeiros, o evento terá encontros de renomados produtores, atores, diretores, professores e estudantes, além de oficinas e debates das obras. No ano passado, o festival recebeu 4.200 pessoas e este ano estima-se um público de 5.500 pessoas.

Brasil Ride e FIB

Ainda em julho, no dia 31, o destino recebe mais uma edição do Brasil Ride, uma das maiores competições de mountain bike, que segue até 3 de agosto. São mais de mil atletas inscritos, o que representa a presença de cerca de três mil pessoas – incluindo os acompanhantes dos competidores – visitando e consumindo na cidade –. O evento também promove o destino nacionalmente na mídia, mostrando a relação dos atletas com a natureza.

No mês de agosto (dias 21 a 25), acontece o 23º Festival de Inverno de Bonito (FIB), um evento já consolidado que eleva a taxa de ocupação da rede hoteleira em 100%, como ocorreu no ano passado. Este ano, além das múltiplas atividades culturais e extensa programação, as atrações musicais são: Zé Ramalho, Sandra de Sá, Monobloco, Alexandre Pires, Teodoro e Sampaio e Olodum. Em 2023, o festival recebeu um público de 100 mil pessoas.

Inspira Ecoturismo

De 10 a 14 de setembro, será realizado no Centro de Convenções de Bonito o Inspira Ecoturismo, evento promovido pelo Sebrae de fomento do setor turístico com palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas para aperfeiçoar conhecimentos e fortalecer networkings (redes de relacionamento). No mesmo mês, nos dias 13 a 15, a cidade recebe a segunda etapa do Circuito de Laço do Nabileque, festa tradicional da cultura do campo.

(Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *