O prazo para submissão de trabalhos científicos para o Agroecol 2024 está quase terminando. Os interessados têm até 31 de outubro de 2024 para enviar seus trabalhos acadêmicos sobre agroecologia. Todos os trabalhos (artigos, resumo expandido e relatos de experiências) submetidos, aprovados pela Comissão Técnico-Científica e apresentados no Agroecol, serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia.
Com o tema “Água e Clima: Direito à vida”, o Agroecol 2024 acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na UFMS, de 4 a 7 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/ijncrpqYhfQZKLPg8.
A coordenadora do evento e professora do curso da Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, da Universidade Federal de Mato grosso do Sul (UFMS), Raquel Pires Campos explica que a programação do evento está rica e diversificada, buscando trazer as inovações tecnológicas e relatos de experiências bem sucedidas para a construção de saberes agroecológicos.
O Coordenador da Comissão Técnico-Científica do Agroecol, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços e do Curso de Geografia, que também é Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP), da Universidade Federal de Mato Grosso do Su l(UFMS) do Campus do Pantanal, Edgar Aparecido da Costa explica que o evento foi organizado em sete eixos temáticos, buscando contemplar praticamente todas os aspectos da agroecologia.
O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e membro da Comissão Técnico-Científica do Agroecol, Milton Padovan destaca a importância da Revista Cadernos de Agroecologia, que contribui com o avanço e a divulgação da Agroecologia no Brasil e no mundo e que é uma publicação da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia).
Realização
O evento é uma realização da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Conta com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tem ainda patrocinio da Associação Brasileiro da Agroecologia (ABA) e da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec)
Inscrição
Para participar, os interessados devem consultar o regulamento da submissão de publicações, disponível na página eletrônica do Agroecol (https://agroecol.ufms.br/trabalhos/). O material elaborado de acordo com a normas do evento deve ser enviado para agroecol.cpan@ufms.br.
(Embrapa Agropecuária Oeste)