Em meio à guerra entre o exército de Israel e o grupo islâmico Hamas, o Brasil foi o primeiro país a ter a iniciativa de resgatar seus cidadãos que estão a passeio ou vivem em Israel. O conflito armado, que começou dia 7, já fez mais de 3 mil vítimas fatais, entre elas três brasileiros, e mais 10 mil feridos de ambos os lados.
O presidente Lula enviou, até o momento, quatro aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), que já foram repatriados. O governo disponibilizou, inclusive, o avião presidencial para essa operação. Até então, foram resgatados 701 brasileiros. Entre os que já estão em segurança no Brasil, está o grupo da igreja evangélica Lagoinha de Niterói, que fazia turismo religioso naquela região.
Ainda há brasileiros, especialmente na faixa de Gaza, e o governo Lula tenta negociar com o Egito para que se abra um corredor humanitário para saída dos civís.
Está sendo feito um cadastro dos brasileiros que estão em Israel e, até agora, são 2.723. Um trabalho de verificação está em curso para definir a quantidade exata de cidadãos e os que desejam ser resgatados. A maioria deles é de pessoas que viajavam a turismo. Nem todos têm interesse em deixar Israel.