Pela primeira vez Campo Grande experimenta um duelo eleitoral entre duas mulheres. De um lado, a prefeita Adriane Lopes (PP); de outro, Rose Modesto (União Brasil). Mas, afinal, qual a diferença entre as duas? O que as faz divergir em trajetória política, história de vida e planos para governar campo Grande?
ADRIANE LOPES
Adriane Barbosa Nogueira Lopes, nasceu em 1976, em Grandes Rios – Paraná, e veio para Campo Grande ainda na
infância. É casada com o deputado estadual Lídio Lopes com quem tem 2 filhos. É de religião evangélica.
PROFISSÃO
Formada em Direito e Teologia, pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Trabalhou por 4
anos na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
CARREIRA POLÍTICA
2016 – Eleita vice-prefeita de Campo Grande ao lado de Marquinhos Trad, prefeito.
2020 – Concorre novamente e se elege como vice na chapa de Marquinhos Trad
2022 – Marquinhos deixa o Paço Municipal para concorrer ao governo e ela se torna a primeira mulher a assumir a Prefeitura.
Presidente do Comitê Gestor dos Municípios que compõem a Rota Bioceânica.
Vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Social da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP).
2024 – Concorre em segundo turno para reeleição à prefeitura
PLANO DE GOVERNO
Alguns pontos do Plano de Governo de Adriane Lopes
Incentivar e fomentar os diferentes setores produtivos do nosso município, atrair novos investimentos e gerar mais oportunidades de emprego e renda para os cidadãos; Valorizar e capacitar professores, melhorar e modernizar a infraestrutura de atendimento e ampliar o conhecimento dos alunos; Gestão humanizada, recursos e tecnologia para priorizar a saúde e a qualidade de vida; Investir em infraestrutura de pavimentação, drenagem e saneamento básico nos bairros, estruturar a logística de escoamento da produção e melhorar os deslocamentos e a mobilidade urbana da Capital; Reduzir desigualdades, gerar oportunidades, melhorar a segurança pública e a estrutura da rede de apoio à vulnerabilidade social e construir moradia digna para a população; Gerar qualidade de vida aos campo-grandenses incentivando e promovendo a cultura, o esporte e o lazer; Criar uma rede de proteção aos animais domésticos; Promover a participação popular, a modernização da máquina pública e a inovação para ampliar resultados, otimizar a estrutura do município e aproximar a Gestão e População.
Link para acessar o Plano de Governo completo:
https://adrianelopesms.com.br/wp-content/uploads/2024/08/PLANO-DE-GOVERNO-v1-CORRIGIDO-16.08.pdf
ROSE MODESTO
Rosiane Modesto de Oliveira nasceu em 1978 em Fátima do Sul. Filha de um casal de agricultores e caçula dos 5 filhos. Cresceu em Culturama e é irmã do deputado estadual Rinaldo Modesto. É de religião evangélica.
PROFISSÃO
Após se formar em História pela UCDB, passa a trabalhar como professora da Rede Pública de Ensino Municipal.
TRABALHO SOCIAL
Começou a atuar socialmente na Escola Municipal Padre Tomaz Girardelli, onde era professora. Lá reuniu estudantes e criou o projeto “Aprendendo com Música” e, posteriormente, o projeto “Tocando em Frente” com aulas de artes, esportes e reforço escolar.
CARREIRA POLÍTICA
2008 – Eleita vereadora (PSDB) de Campo Grande com 7.536 votos.
2012 – Reeleita vereadora com 10.813 votos, a segunda mais votada. Sua atuação foi expressiva na Câmara dos Vereadores, onde apresentou 132 projetos, incluindo leis de grande impacto social como a Lei Antibullying e a Lei do Botão do Pânico.
2014 – Eleita vice-governadora de Mato grosso do Sul com Reinaldo Azambuja, governador pelo PSDB. A chapa foi eleita com 741.516 votos, equivalente a 55,34% dos votos válidos.
2015 – Toma posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul. Além das funções de vice-governadora, assumiu a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.
2016 – Deixa o governo e disputa a prefeitura de Campo Grande. Apesar de não eleita no segundo turno, teve a votação expressiva de 169.660 votos.
2018 – Eleita Deputada Federal pelo PSDB com 120.901 votos, a maior votação proporcional.
2022 – Ficou em 4º lugar na disputa eleitoral para a governadoria de Mato Grosso do Sul pelo União Brasil, recebendo 178.599 votos. No segundo turno apoiou Capitão Contar (PRTB) contra o atual governador Eduardo Riedel (PSDB).
2023 – Assume a Superintendência da SUDECO (a 1º mulher a ocupar esse posto), órgão responsável por gerir e destinar recursos para projetos de desenvolvimento sustentável dos estados do Centro-Oeste.
2024 – Disputa a prefeitura de Campo Grande pelo União Brasil e se classifica para disputar o 2º turno contra a prefeita Adriane Lopes (PP).
PLANO DE GOVERNO
Alguns pontos do Plano de Governo de Rose Modesto para a Campo Grande:
Desenvolver e expandir programas habitacionais para famílias de baixa renda e reduzir os aglomerados de moradias subnormais favelas/comunidades. Ampliar o programa de aluguel social para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar
Ampliar parcerias com o Sistema S para qualificação e capacitação dos usuários da assistência social; com o terceiro setor para a ampliação de atendimento em diversos segmentos sociais. Implantar a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena. Promover a integração das políticas sociais e articulação entre os diferentes órgãos e entidades responsáveis pela assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação, visando oferecer uma abordagem integrada às necessidades das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade; Implementar o Observatório da Discriminação Racial; Desenvolver políticas de envelhecimento ativo e combater a exclusão social da pessoa idosa; Promover ações culturais, de lazer e esportivas para a população idosa; Fortalecer os CRAS e CREAS; Criar o Projeto Florescer para proporcionar arte, cultura, esporte, lazer, reforço escolar e qualificação profissional, atendendo a população das sete regiões e distritos.
Links para acessar o Plano de Governo completo:
https://www.flipbookpdf.net/web/files/uploads/5d82c2a4b727f0bb071d119d9dacc73d672940ad202408.pdf
ou
https://www.flipbookpdf.net/web/site/5d82c2a4b727f0bb071d119d9dacc73d672940ad202408.pdf.html#page/14
Respostas de 7
Rose causou se eleita em campo, não se esqueça de olhar pelo a nossa saúde pelos hospitais que hoje se encontra abandonado pelos nossos governantes
Reformando também parques Jaques da luz na moreninha que se encontra abandonado trazendo de volta as piscinas e idroginastica
Faça isso por nós
Adriane 11
Rose não esquece do bairro guanandi 2
Precisamos de asfalto
Obrigado
Rose conheço trabalha muito bem vamos de 44
Vamos com 11, vamos com Adriana. Vamos dar continuidade às obras, aos trabalhos.
Rose 44
Vamos de Rose, Adriana deixou a saúde abandonada nem dipirona tem nos postos