Economia brasileira volta a surpreender e é forte a tendência de um crescimento do PIB maior do que o previsto

Contrariando os pessimistas e derrotistas, continuam muito positivos os sinais da economia brasileira. A ponto de já se mudarem as perspectivas e projeções para o crescimento do PIB, atualmente em 2,5%. Os últimos números da economia reforçam um cenário de aquecimento da atividade econômica do País.

A produção industrial, por exemplo, teve crescimento de 4,1% em junho, enquanto que a projeção era de 2,7%. Mais recentemente saiu o número referente ao setor de serviços: apresentou igualmente um resultado acima do esperado, de 1,7% quando não se esperava nada acima de 1%.

Esses números, além de animarem as autoridades econômicas do Governo – com exceção do presidente do Banco Central – levaram instituições a revisarem as previsões de crescimento da economia para 2024. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já sugere que a projeção de crescimento do PIB será bem positiva. Hoje ela é de 2,5%.

No segmento dos serviços, o crescimento de 1,7% em junho em comparação a maio, destacou o segmento de transportes. Esse resultado foi o maior desde 2022, superando a expectativa do mercado, que era de 0,8%.

Economistas de vários segmentos e instituições, frente a esses últimos números, assim como o ministro da Fazenda, também já admitem que possivelmente tenham que refazer cálculos e ficar atentos a outros sinais, e que é praticamente certo que vão revisar, para cima, as previsões quando ao crescimento do PIB brasileiro.

(Da redação)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *