A prefeitura de Campo Grande. por meio da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza no próximo domingo, ddia 19 o 1º Cicloturismo: conhecendo Campo Grande sobre duas rodas. É um projeto-piloto que tem tudo para ser um sucesso e reunir o maior número de adeptos. A concentração está marcada para a Plataforma Cultural, na Avenida Calógeras a partir das 7 horas. A largada está marcada para as 7h30.
O ciclismo, aliado ao turismo, pode ser considerado uma atividade que promove experiências ligadas ao bem-estar, interação e inclusão social, além de descobertas e novas experiências. Por isso, é uma excelente maneira de se conhecer a cidade, explorar um bairro ou seguir uma rota histórico-cultural pedalando. Além de gostoso e divertido, é a maneira mais rápida de criar conexões fortes com o local e estimular as novas gerações a sair do sedentarismo e se identificar com o lugar onde mora.
Essa é a proposta do cicloturismo urbano, uma modalidade de turismo por bicicleta, que vem ganhando espaço nas grandes cidades. Tanto que as empresas espalhadas pelo país já começam a se organizar e se fortalecer ao criar a Rede Bike Tour, que hoje conta com 14 agências. A atividade é uma grande fonte de descoberta da cidade, além de saudável, uma mobilidade mais limpa e sustentável.
Com o objetivo de fomentar essas atividades, a secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur), realiza esse 1º Cicloturismo: conhecendo Campo Grande sobre duas rodas. E conta com a parceria do curso de turismo da UFMS. A participação será gratuita e o público estimado é de aproximadamente 300 pessoas.
O percurso é de aproximadamente 6km. O passeio proporcionará momentos de contemplação e de interação entre os ciclistas, uma oportunidade também de redescobrir no trajeto elementos históricos importantes da Cidade Morena que passam desapercebidos na correria do dia a dia.
Segundo o superintendente de Turismo da Sectur, Wantuyr Tartari, o 1º Cicloturismo de Campo Grande objetiva fomentar o turismo na Capital sul-mato-grossense, por meio da prática do ciclismo, considerando as peculiaridades locais e características propícias para o desenvolvimento desta atividade: cidade plana e bem arborizada, pontos e atrativos turísticos riquíssimos que “contam” a história e a cultura da cidade.
“Além disto – observa -, visa também incentivar a população para a prática de uma atividade saudável e melhor qualidade de vida”. Wantuir disse que o evento é uma excelente iniciativa proposta pelos alunos do curso de turismo da Universidade Federal de MS (UFMS), vindo ao encontro dos objetivos da Sectur, que é fomentar o turismo local com projetos que valorizem a história e as potencialidades da Capital Morena.
Inscrição gratuita
A largada será na Avenida Calógeras (antigo complexo ferroviário) e o itinerário inclui as seguintes vias: Fernando Corrêa da Costa, Ernesto Geisel, 26 de Agosto, Fábio Zahran/Noroeste (em frente ao Mercadão), Dr. João Rosa Pires, Ernesto Geisel, Afonso Pena, 13 de Maio, 15 de Novembro, 14 de Julho e Avenida Mato Grosso, com chegada no mesmo ponto de saída.
No trajeto, muitas histórias para recordar e contar ao cruzar pelo Monumento da Maria Fumaça, Centro Histórico da Calógeras, Casa do Artesão, Relógio Central, Catedral, Metropolitana Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, Horto Florestal, Monumento Carro de Boi, Mercadão Municipal, Morada dos Baís, Praça Ary Coelho, Relógio da 14, Rua 14 de Julho e figueiras da Avenida Mato Grosso.
Não há restrição quanto aos participantes ou ao tipo de bicicleta, porém, os ciclistas menores de idade deverão estar acompanhados de responsáveis ou apresentar a “Autorização para Menores” (disponível no link da inscrição) juntamente de documento pessoal e original. A participação é gratuita e o público estimado é de aproximadamente 300 pessoas. No local haverá bicicletas disponibilizadas para aluguel. Recomenda-se o uso de capacete e roupas leves.
Os interessados em participar do “1º Cicloturismo: conhecendo Campo Grande sobre duas rodas” podem realizar a inscrição através do link clicando aqui