Um total de 108 jabutis de idades variadas, e que eram criados de forma clandestina na cidade de Cassilândia (MS) chegaram na quarta-feira (21) ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Os animais foram resgatados após denúncia anônima no fim da tarde da última terça-feira (20) por policiais militares ambientais e no início da manhã um veículo da PMA foi destacado para trazê-los à Capital.
O cidadão que criava os jabutis confessou que não tinha autorização de órgão ambiental, que começou com poucos e foram se reproduzindo rapidamente, fugindo de seu controle. Ele foi autuado e multado. Os animais são jabutis piranga, ovíparos, cada fêmea pode gerar 6 filhotes por postura. Se bem cuidados, podem viver até 80 anos.
A coordenadora do CRAS, Aline Duarte, disse que tão logo os animais foram entregues, no fim da manhã dessa quarta-feira (21), receberam água e alimentação, e em seguida passaram por atendimento veterinário. “Eles ficarão em quarentena para que possamos avaliar o estado de saúde, estando bem seguirão para soltura na natureza”, afirmou.