Charles III é coroado rei e polícia britânica prende manifestantes anti-monarquia

Aos 74 anos, o agora rei Charles III foi coroado, neste sábado (6), ao lado da esposa Camilla, em meio à muita emoção e gritos de “Deus salve o rei!” de milhares de súditos fiéis que acompanharam a cerimônia que não acontecia há 70 anos no Reino Unido.

É fato que a maioria da população britânica apoia a monarquia, mas há um movimento crescente, principalmente entre os jovens, contra esse sistema de governo. Apesar da grande massa popular que lotou as ruas e parques de Londres para ver o regente passar, e a presença de líderes mundiais à cerimônia, um outro barulho foi percebido no caminho do rei Charles e da rainha Camila.

Milhares de pessoas se reuniram em passeata bradando palavras de ordem e o slogan da campanha anti-monarquia “It’s not my king’ (“Não é meu rei”). Vários manifestantes foram detidos pela polícia, inclusive líderes do movimento Republic, organização política que há anos atua para abolir a monarquia e ver a Inglaterra se tornar uma república com um presidente eleito direta e democraticamente pela população.

Na plataforma do Republic, uma nota sobre a atuação do movimento diz: “Nosso grande país está cheio de criatividade, potencial e possibilidade. Os problemas que enfrentamos podem ser atribuídos principalmente ao nosso sistema político falho, que coloca muito poder nas mãos de poucos. A campanha por uma república é sobre reforma democrática, princípios democráticos e livrar o país de uma instituição que serve a si mesmo e aos que estão no poder – poucos, não muitos. A maioria das pessoas no Reino Unido acredita nos valores democráticos e na importância da democracia na criação de uma sociedade próspera e justa”.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *