Centro de Convenções de Bonito reabre com calendário até 2024

Inaugurado em 2006, o Centro de Convenções de Bonito retomou as atividades neste mês de setembro, após a suspensão das atividades que se prolongou desde a pandemia do coronavírus. Um dos maiores espaços para eventos de Mato Grosso do Sul, o CCB se destaca com sua estrutura rústica, com forte presença de madeira em seus ambientes, e uma arquitetura que valoriza a cultura indígena e se integra com a natureza, a 800m do centro da cidade.
Com um calendário de eventos robusto já confirmado até 2024, o Centro de Convenções de Bonito reabriu neste mês com a realização da 42ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento foi realizado entre os dias 18 a 22 de setembro, com a participação de 600 pessoas.

O CCB em plena atividade gera um impacto muito forte na economia local, ao movimentar toda a cadeia do turismo. A captação dos eventos, que tem o apoio da associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), beneficia o setor de prestação de serviços (transporte, buffet, locação de equipamentos), rede hoteleira, restaurantes e os atrativos. Segundo pesquisas, em média os participantes de congressos ou reuniões permanecem pelo menos mais dois dias na cidade para desfrutar de seus encantos.

Destino de eventos

“Os eventos que sediamos geralmente ocorrem na baixa temporada, fator que ajuda a equilibrar e aquecer o fluxo turístico em Bonito e região”, afirma Rodrigo Coinete, do grupo proprietário do CCB. “Após um período de estagnação por conta da pandemia, o cenário é otimista. Hoje Bonito tem voos diários e uma conexão com Congonhas, o que era um dos gargalos para atrair eventos. Podemos dizer agora que Bonito é forte destino de eventos.”

Com oferta de oito mil leitos, acesso fácil por via aérea e um centro de convenções de excelência (o CCB recebeu o Prêmio Caio como melhor centro de convenções das regiões Centro-Oeste e Norte), o empresário afirma que Bonito se tornará um destino extremamente competitivo no segmento. “Vamos atrair eventos médios e grandes, nacionais e internacionais, com a estrutura e logística que temos, além das belezas naturais, que são unanimidade”, disse.
A captação de eventos tornou-se um próspero negócio na Capital do Ecoturismo, com o apoio também da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e Secretaria Municipal de Turismo. O setor vem impulsionando diretamente o destino com a promoção e pre-divulgação feita pelos captadores e organizadores dos eventos, no Brasil e no exterior, exaltando seus atrativos. “Com isso, o visitante antecipa ou prorroga sua permanência”, informa Janaína Mainchein, do BCVB.

Espaço diferenciado

Com capacidade para duas mil pessoas, distribuídas em seus cinco auditórios, o Centro de Convenções de Bonito é um espaço diferenciado. Por estar localizado em um paraíso natural, sua arquitetura se integra à natureza, valorizando a cultura e a flora da região. Além disso, está equipado para receber eventos técnico-científicos, corporativos, culturais e religiosos. Situado na entrada da cidade, fica distante a apenas oito quilômetros do aeroporto.
Sua estrutura imponente impressiona pela simetria de seus contornos arquitetônicos em harmonia com os traços indígenas e o verde, que valoriza todo o espaço temático (são mais de 4 mil m²), com seus gramados, plantas e revoadas de pássaros, pautando pela sustentabilidade. “Realizar o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional em Bonito foi realmente muito especial”, afirmou Kelly Cristina Poldi, coordenadora do evento.
O CCB sedia no dia 29/9 o Festival Internacional de Dança Paraguaia, com a presença de 700 pessoas. Estão agendados também: de 4 a 6 de outubro, o 2º Encontro Nacional dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário (300 pessoas), organizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; e no dia 8 de outubro, show de comédia standup. Em 2024, estão confirmados os congressos da Jovem Advocacia (2 mil pessoas) e o Brasileiro de Emergência Médica.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *