Centrão pressiona e Lula coloca Celso Sabino no Ministério do Turismo.

O Palácio do Planalto confirmou que o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) será o novo ministro do Turismo. O convite foi formalizado após reunião entre o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em Brasília. A nomeação deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Sabino substituirá Daniela Carneiro que estava no cargo desde o início do governo Lula, e agora vai retomar o mandato na Câmara dos Deputados. Ela é casada com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), importante aliado de Lula na Baixada Fluminense na campanha eleitoral de 2022.

A mudança na pasta vem após negociações com o bloco parlamentar do centrão no Congresso que ainda está de olho em outros cargos no primeiro e segundo escalões do Governo Federal. Celso Sabino é do partido União Brasil, que vinha reivindicando a reformulação da pasta após divergências internas com Daniela Carneiro, que chegou a anunciar a saída da legenda. O partido conta com uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados – 59 parlamentares. Na montagem do governo, além do Ministério do Turismo, o partido indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP); e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também veio da base do partido na Câmara.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *