Em almoço animado com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), em Campo Grande, os ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e André Puccinelli (MDB) e outras lideranças políticas regionais, ensaiaram uma retomada da antiga aliança eleitoral vista em campanhas passadas. Para o presidente estadual do MDB, deputado estadual Junior Mochi, esse foi um momento de diálogo e estreitamento dos laços entre as duas siglas.
Na verdade, o que está em jogo nesse tipo de encontro são, além da renovação da direção do MDB (que deve trazer o ex-senador Moka para o cargo no lugar de Junior Mochi), as eleições municipais que estão ali no horizonte de 2024. A aproximação do MDB com o PSDB pode resultar numa chapa única para 2024.
André Puccinelli, nome forte dentro do MDB, cogita-se, quer voltar à cadeira de prefeito, mas deve seguir o que determinar seu partido. Por sua vez, os tucanos já estão com “o bloco na rua”, ou seja, o deputado Beto Pereira tem realizado reuniões comunitárias com um discurso afiado com foco no executivo municipal. As decisões e as estratégias para as eleições 2024 devem passar pela cúpula da aliança MDB-PSDB.
Além do almoço, Simone Tebet esteve em visita oficial com o governador Eduardo Riedel e os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Hélio Peluffo (Infraestrutura), Maurício Simões (Saúde), Jaime Verruck (Desenvolvimento), Ana Nardes (Administração), Flávio César de Oliveira (Fazenda), e ainda Eliane Detoni (EPE) e Ana Carolina Ali (Procuradoria-Geral). Na reunião, foram apresentadas demandas específicas de Mato Grosso do Sul a serem incluídas nos programas e ações do Governo Federal.
“Tivemos uma extensa pauta de assuntos relativos a Mato Grosso do Sul. Uma reunião que contou com boa parte dos secretários e secretárias do Estado, que tem agendas de interlocução com o Governo Federal. A pasta da ministra Simone é uma pasta absolutamente transversal de planejamento, então todo o orçamento a discussão macro do governo federal passa pelo Ministério do Planeamento. A ministra tem colaborado muito com o Mato Grosso do Sul e agradeço a presença dela para essa agenda que foi coordenada para que a gente pudesse passar estes grandes temas desta pasta que tem uma articulação muito transversal com diversas áreas de aplicação do orçamento federal”, disse Riedel.
Fonte: Agência Governo MS