As mudanças climáticas têm impacto na segurança alimentar e nutricional, além da deficiência hídrica, exigindo perda de vida humana e animal e afetando a qualidade de vida das famílias em todos os países. Neste contexto, especialistas, representantes de governos, setor privado e organizações da sociedade civil se reunirão, entre os dias 27 e 29 de maio, em Brasília (DF), para debater soluções que possam equilibrar a produção de alimentos e a preservação ambiental.
Os encontros ocorrerão durante a 5ª Conferência Global da “One Planet Network” , rede do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis das Nações Unidas, idealizada para inspirar e encorajar formuladores de políticas públicas a tomar decisões em fóruns políticos importantes em 2025, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro deste ano. A Embrapa participa do Comitê organizador e estará presente na programação.
As inscrições para acompanhar a Conferência virtualmente estão abertas neste link . O evento presencial é restrito para convidados.
A Conferência é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério das Relações Exteriores e diversas agências da ONU em parceria com o governo da Suíca, WWF Brasil (Fundo Mundial para a Natureza), entre outros, para exploração soluções práticas para a convergência e integração entre os sistemas alimentares, nutrição, clima, biodiversidade, meios de subsistência, igualdade e outras agendas políticas.
Para isso, a Conferência Global fornecerá um espaço de melhor compreensão, orientação, ferramentas e recursos para aprofundar esforços coletivos em direção aos caminhos mais equitativos e sustentáveis para os sistemas alimentares, incluindo a implementação consistente de compromissos com a nutrição, clima, biodiversidade e outros compromissos relevantes.
A programação inclui visitas de campo à Embrapa Hortaliças e à Embrapa Cerrados, no dia 28 de maio, como parte das chamadas “Jornadas do conhecimento”, que devem reunir visitantes internacionais interessados em PD&I agropecuária. Já no dia 29 ocorre o workshop sobre sistemas alimentares circulares, que contará com a participação de Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, no painel de abertura.
Desafios
Participam dos encontros representantes da Convenção do Rio, que é o conjunto de três convenções ambientais: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). Além disso, autoridades em ministérios relevantes para os sistemas alimentares, em colaboração com seus Coordenadores Nacionais de Sistemas Alimentares e coalizões do Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (da sigla em inglês, UNFSS) e outras iniciativas “multiatores” relevantes.
A conferência discutirá os desafios dos sistemas alimentares e destacará estudos de caso e soluções bem-sucedidas de todo o mundo, com foco especial no contexto regional do país hospedado, porém, considerando as necessidades especiais dos países mais vulneráveis. O evento será baseado nas colaborações partilhadas com o Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares da ONU, bem como na experiência e nas ferramentas do Programa SFS e nos resultados das quatro conferências globais anteriores do Programa.