Em Corumbá, o movimento do Carnaval nunca tem uma data definida para começar. Antes da data oficial, já é intensa a movimentação dos foliões, em uma terra onde a alegria, a folia e o samba-no -pé estão na alma do povo corumbaense. Porém, é no dia em que o bloco Cibalena – que existe há 4 anos – vai às ruas e se espraia pela Passarela do Samba, que se vê que, efetivamente, o Carnaval começou.
E foi assim na noite de sexta-feira (28) quando, antes mesmo da noite chegar, os corumbaenses se encaminharam em grupos para a Avenida General Rondon e foram se distribuindo pelas arquibancadas ou pelos bares para a aquecida tradicional, se preparando para a chegada do Cibalena. “Ah….esse bloco de sujos, o tradicional Cibalena, ninguém quer perder. Ou se está bailando na pista ou se está na arquibancada para assistir, mas ninguém quer perder a força e a alegria intensa do Cibalena”, afirmou folião já na faixa dos 60 anos, tomando uma cerveja à espera do início do desfile.
E assim foi. Com algum um atraso, mas com a alegria de sempre, o maior bloco corumbaense, reunindo aproximadamente 30 mil foliões, de todos os jeitos, de todas as idades, chegou na Passarela do Samba depois de percorrer mais ou menos um quilômetro desde a Rua Frei Mariano esquina com Joaquim Murtinho, na área central da cidade, chamando o povo a participar da folia. E assim acontece. A medida que o bloco vai passando, mais e mais pessoas vão se incorporando ao grande cordão da folia.
Quando o Cibalena adentrou à avenida, as arquibancadas já estavam totalmente tomadas pelo animado e alegre povo corumbaense. Como ouve algum atraso, o bloco chegou ao ponto mais importante do percursso, quando a banda Thimbahia, contratada para um show no palco próximo à Passarela do Samba, já iniciava sua performance, havendo uma mistura dos sons do bloco com os primeiros acordes da banda.
Daí para frente, foi só festa, dança e muita confraternização que adentrou a madrugada de sábado. Tudo em um clima de paz, harmonia, com destaque para a presença constante da Polícia Militar, e de equipes de segurança.
Para esse sábado
De acordo com a programação oficial do Carnaval de Corumbá 2025, neste sábado (1) será de apresentação dos Blocos Oficiais. São 11 grupos que disputarão o título de “Melhor Bloco Oficial”.
O desfile das Escolas de Samba, num total de 10, acontecerá no domingo (2) e segunda-feira (3) quando também scrá realizado o show que Bateria da Escola de Samba “Unidos da Ilha do Governador”, do Rio de Janeiro.
(Maurício Hugo)