Batayporã inicia programa inédito de coleta seletiva de resíduos

O município de Batayporã, a 300 km de Campo Grande, começa na próxima segunda-feira (08) o serviço de coleta seletiva de resíduos. É a primeira vez na história da cidade de quase meio século, que material reciclável terá destino adequado. A medida atende à Lei Federal nº 12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além de reduzir impactos ambientais, com a destinação correta de rejeitos e recicláveis, a medida irá acabar com os transtornos ocasionados pelo “lixão”, que deverá ser desativado gradativamente.

O diretor de Meio Ambiente, Dinho Car (Claudir Morais), da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), explica que a dinâmica de coleta de resíduos contará com dois caminhões – um para os rejeitos e outro para os recicláveis.

Para auxiliar no processo de educação ambiental, a Prefeitura distribuiu panfletos com orientações e o cronograma de coleta e tem divulgado informações nos meios de comunicação locais. “O serviço irá cobrir a cidade toda. Precisamos que os moradores separem o lixo comum, que são os rejeitos, como lixo do banheiro, resto de comida, materiais engordurados, etc…, e o lixo seco, reciclável, que são papéis, latinhas de metal, garrafas e embalagens plásticas, caixas de papelão, dentre outros materiais”, detalhou o gestor.

Somada à coleta seletiva, a prefeitura fará um trabalho de gestão dos resíduos presentes atualmente no lixão. Os materiais retirados do lixão serão levados para as células de tratamento do novo aterro sanitário, construído às margens da rodovia MS-276. “O local cumpre todas as normas sanitárias e deverá evitar problemas como queimadas, acidentes e infestação de insetos e animais peçonhentos, explicou o diretor de meio ambiente.

Os materiais recicláveis serão manuseados por um serviço terceirizado da empresa Oca Ambiental, que vai transportar o que for recolhido para o município de Dourados. “O material coletado é pesado e encaminhado para Dourados. Por lá, os recicláveis vão para uma usina de tratamento, onde são beneficiados e têm a correta destinação final”, complementou o prefeito Germino Roz.

Fonte/foto: Prefeitura de Batayporã

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *