“Gestão digital e redução da burocracia”. Com este lema o governador Eduardo Riedel assinou a lei que implanta o programa “Balcão Único MS Agiliza – Empresas”, que reduz custos e diminui o tempo para abertura de empresas de baixo risco em Mato Grosso do Sul. O novo processo burocrático deve levar apenas 10 minutos. Por um formulário único, gratuito e digital, empresários poderão iniciar negócios com agilidade e rapidez. A Junta Comercial do Estado (Jucems), centralizará a coleta digital e automática de dados para formalizar empresas individuais e sociedades limitadas.
“O programa é um fomento para economia, um passo a mais que estamos dando para desburocratização e digitalização à sociedade sul-mato-grossense. O pequeno empresário facilmente hoje em dia abre sua empresa, a média é de 3 horas e hoje ouvimos a Junta Comercial com a meta ousada de reduzir para 10 minutos. Assim podemos proporcionar melhores serviços e dar facilidade para quem quer empreender”, afirmou o governador.
Riedel ainda ponderou que é preciso dispor de novas práticas de incentivo ao empreendedorismo. “Nós temos que romper com os paradigmas da nossa própria burocracia criada ao longo da história, sem ser irresponsável do ponto de vista ambiental, fiscal e da segurança. Temos que dar o crédito da confiança para quem quer empreender, que tem esta chama dentro de si”.
*com informações da Agência MS
*Foto: Saul Schramm