A atriz Aracy Balabanian morreu na segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. A causa da morte não foi revelada pela Clínica São Vicente, que alegou não ter autorização da família para divulgar detalhes.
Aracy, considerada uma das atrizes mais talentosas do Brasil, de família armênia, nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 22 de fevereiro de 1940. Em sua carreira, de cerca de 50 anos, participou de mais de 30 novelas e peças de teatro, e fez grande sucesso com as personagens Dona Armênia, papel de destaque na novela Rainha da Sucata (1990); e a socialite Cassandra, do humorístico Sai de Baixo (1996-2002).
Aos, 18 anos, Balabanian passou para duas faculdades, Escola de Arte Dramática de São Paulo e Ciências Sociais, na Universidade de São Paulo (USP). Mas deu razão à vocação e terminou apenas a de Arte Dramática, mesmo contrariando pai, que não queria que ela se tornasse a atriz. Nos anos 70, Aracy Balabanian estreou na TV Globo. A primeira novela foi O Primeiro Amor, em 1972. A maior parte da trajetória artística dela foi na emissora carioca, ao mesmo tempo em que se apresentava também em peças teatrais.
Parceiro de Balabanian no Sai de Baixo, o ator Miguel Falabella publicou uma homenagem à atriz nas redes sociais. “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu”.
Após o velório, o corpo de Aracy seguiu para o Cemitério do Caju, onde foi cremado em cerimônia fechada para amigos e parentes.