Aprovado Plano Municipal de Turismo de Campo Grande e eleita nova diretoria do Comtur

Em sessão extraordinária no dia 21 último, o Conselho Municipal de Turismo se reuniu para a aprovação da atualização das ações do Plano Municipal de Turismo de Campo Grande. O documento, visa estabelecer diretrizes para a condução da atividade turística na Capital do Estado, de forma compartilhada, respeitando a competência de cada instituição que compõe o trade para a consolidação do município como destino de eventos e negócios.

Na mesma sessão extraordinária aconteceu, também, a eleição da nova diretoria do Comtur que passa a contar com os seguintes membros principais: Camila Fernandes, do Campo Grande Destination como presidente; Regiane Dedé, do Instituto Fecomércio como vice-presidente; e Wantuyr Tartari, da Secretaria Municipal de Turismo como secretário. A gestão é para o biênio de 2023-2025. O Comtur foi criado através da Lei Municipal n.3.074, de 12 de julho de 1994, destinado a promover, incentivar e propiciar meios de oferecer aos munícipes e visitantes, informações e programações, fomentando o potencial turístico de Campo Grande.

Processo de atualização do Comtur

O processo de atualização das ações teve início dia 18 de abril/2023, quando a Sectur e o Sebrae assinaram no estande da Prefeitura de Campo Grande, durante a 83ª Expogrande, o termo de cooperação para atualizações no Plano Municipal de Turismo. Após o início da parceria, foram realizadas inúmeras reuniões com os representantes do setor que, de forma democrática e participativa, promoveram compartilhamento de conhecimentos, experiências e expectativas, para a elaboração de ações essenciais para o desenvolvimento econômico e social a partir do setor turístico.

O Plano atual, elaborado em 2017, tem vigência de dez anos e as atualizações são previstas para acontecerem anualmente. Dessa maneira, após dois anos sem atualização o PMT volta a ser protagonista nas políticas públicas do setor, unificando as ações em prol do desenvolvimento e fortalecimento do turismo no município, cumprindo com seu propósito máximo de servir ao visitante e comunidade local. De maneira que, ao findar o período proposto, Campo Grande possa ter alcançando amplas conquistas, sendo reconhecida como a capital das oportunidades.

As novidades estabelecidas na atualização foram as inserções dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) vinculadas as ações que serão realizadas e a elaboração da Missão, que prevê “Proporcionar experiências marcantes no destino, como polo de turismo de negócios e eventos, agregando valor ao trade, turistas e munícipes, mantendo equilíbrio nas práticas sustentáveis”.

“Atualizamos o Plano Municipal de Turismo com o importante apoio do Sebrae, e envolvimento efetivo das instituições que compõe o Conselho Municipal de Turismo, com o objetivo de oferecer estrutura adequada e iniciativas arrojadas para aumentar o fluxo de turistas na Capital”. Explicou Wantuyr Tartari, Superintendente de Turismo da Capital.

A entrega oficial da atualização do PMT para a sociedade, está prevista para acontecer durante a 4ª Mostra de Turismo de Campo Grande, no dia 24 de agosto no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul. Na oportunidade estará presente a representante do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, a Coordenadora de Inovação e Apoio à Transformação de Destinos Turísticos.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *