Alface hidropônica – Sustentabilidade e facilidade também no cultivo doméstico.

A hidroponia, usada por muitos agricultores para produzir hortaliças em estufas, em grande escala, já é comum nas áreas rurais. A técnica, que possibilita o cultivo de hortaliças e outras plantas em água, foi criada no fim do século XIX na Alemanha, com fins de pesquisa e, ao longo de décadas tem mostrado resultados muito satisfatórios.

Esse sistema, diretamente ligado à sustentabilidade, tem como base o plantio, que tradicionalmente é feito na terra, substituído por uma solução de água enriquecida com nutrientes, garantindo a germinação e o desenvolvimento das plantas. Mas, a produção doméstica também é viável.

A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças mais populares e consumidas no mundo devido ao sabor refrescante e aos benefícios nutricionais, pode ser cultivadas em casa, sem necessidade de solo terroso. As raízes são alimentadas diretamente com a solução aquosa nutritiva, que garante que as raizes absorvam o suprimento constante para as plantas. O gotejamento ou uma bomba de água também mantém a solução em movimento, distribuindo uniformemente dos nutrientes.

Vantagens do cultivo hidropônico de alface
1. Crescimento mais rápido
2. Uso eficiente de água
3. Controle preciso dos nutrientes
4. Espaço reduzido

Como cultivar e cuidar da alface no sistema hidropônico
1. Escolha do sistema: Selecione um sistema hidropônico adequado para o cultivo de alface, como o sistema NFT (Nutrient Film Technique) ou o sistema de gotejamento.
2. Prepare uma solução nutritiva balanceada, contendo os nutrientes essenciais para o crescimento saudável da alface, como nitrogênio, fósforo e potássio.
Plantio das sementes ou mudas: Plante as sementes ou mudas de alface no substrato apropriado e suspenda-as sobre a solução nutritiva.
3. Monitore regularmente o pH e a temperatura da solução nutritiva, além de garantir uma boa circulação de água. Mantenha as plantas livres de doenças e pragas.
4. Colha na hora certa e conserve. A alface hidropônica geralmente está pronta para colher em um período mais curto em comparação com o cultivo tradicional. Quando as folhas estiverem maduras e crocantes, corte-as na base da planta. Para conservá-las frescas por mais tempo, armazene-as em um recipiente hermético na geladeira.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *