Alerta – temperaturas acima de 43 graus podem ocorrer em Mato Grosso do Sul

Os alertas foram dados pelos meteorologistas para todo o País. E nesta segunda-feira o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, confirmou a probabilidade de temperaturas de 43 graus ou mais.
Confirmando-se a onde de calor prevista, os cuidados devem ser de toda a população, mas em especial o alerta vai para idosos e crianças: evitar se expor ao sol durante muito tempo, evitar exercícios físicos exaustivos e beber muita água.

As temperaturas elevadas são causadas por conta de um bloqueio atmosférico aliado ao El Niño – fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial, que favorece uma intensa onda de calor. Esperam-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%, com destaque nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado.

Segundo o médico e responsável clínico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, Alexandre Moretti de Lima, a baixa umidade do ar acarreta traz riscos à saúde e pode resultar, principalmente, em doenças respiratórias e virais.

Cuidados a serem tomados

O médico Alexandre Moretti destaca que todo excesso de atividade física deve ser evitado: “Como a gente não consegue mudar a natureza, devemos evitar sair durante esses períodos, evitar os picos de altas temperaturas e exercícios extenuantes, assim como buscar sombras, tomar bastante líquido, usar roupas leves e ficar sempre em lugares frescos e ventilados”. Ele também aconselha a manter os ambientes úmidos com umidificadores de ar ou baldes de água; tomar banhos frios ou mornos; e ingestão de água constante.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *