Servidores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer e do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária atenderam 800 famílias de agricultores familiares durante mutirão em Sidrolândia, na última semana. Durante a ação foram emitidos 423 Contratos de Concessão de Uso, 160 títulos definitivos e 61 primeiros registros.
Além disso, os pequenos produtores também puderam tirar dúvidas sobre projetos para acessar o crédito do Plano Safra pelo Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e emitir CAF – Cadastro da Agricultura Familiar, documento que os habilita a participar de políticas públicas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa Alimenta Brasil).
No evento de encerramento, participaram da solenidade Rosemeire Borges, representando o diretor-presidente da Agraer ,Washington Willeman; representantes da Prefeitura de Sidrolândia e da UFMS; Humberto de Melo, titular da Seaf (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação); o deputado estadual Zeca do PT; Nilde Brum, diretora-presidente da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura.
O próximo mutirão Agraer em Ação e Incra Itinerante está marcado para esta semana na cidade de Itaquiraí.
Resultados
Entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, foi a vez dos agricultores familiares dos assentamentos Aba da Serra I e II, Boa Vista, Corona, Dorcelina Folador, Itamarati I e II e Nova Era, localizados em Ponta Porã-MS, serem atendidos pelo mutirão.
Mais de 300 pessoas foram beneficiadas. As equipes do Incra emitiram 217 contratos de concessão de uso (CCU).