A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Coxim realizou uma visita ao Assentamento Santo Antônio, região da Amaralina, com piscicultores de Costa Rica que pretendem ampliar sua capacidade produtiva para atendimento às demandas do PNAE e PAA.
A visita foi coordenada pelo secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, engenheiro agrônomo Fernando Barbosa Martins, e pelo engenheiro agrônomo da Agraer, Carlos Sanches, com o propósito de difundir novas alternativas e mostrar que o poder público pode ajudar no processo produtivo e inserção de novas formas de produção.
Carlos Sanches apresentou os produtores envolvidos com a piscicultura do município de Coxim, e esclareceu o sistema de produção desenvolvido, que oferece mais uma alternativa de geração de renda em pequenas propriedades rurais, dentro de um programa com uma boa estrutura de produção e manejo com investimentos em equipamentos, como câmaras frias e frigoríficos, que auxiliam na estocagem do peixe para futura comercialização.
“Abordamos diversos problemas como alto custo de energia para atender as necessidades de armazenamento e a viabilidade de usar energia com placas solares em um futuro muito próximo para redução dos custos da atividade. Também foi discutida a possibilidade de montar uma fábrica de ração para criação e engorda de peixes e alevinos devido ao alto custo desse insumo que é primordial para este tipo de empreendimento”, afirmou o engenheiro agrônomo da Agraer de Coxim.
Carlos Sanches também agradeceu os produtores presentes e ressaltou a importância da participação do poder público municipal nesse novo processo que se inicia em benefício da agricultura familiar.
Costa Rica não possui assentamentos rurais, mas a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento em conjunto com a Agraer possibilitaram uma forma de viabilizar a piscicultura e a agricultura familiar, dentro de um contexto altamente produtivo do agronegócio local.
Para isso, são realizadas visitas nos municípios vizinhos com a finalidade de ampliar seus conhecimentos e ter uma visão mais ampla dessa nova atividade, que é a piscicultura comercial, que futuramente pode ser inserida na aquisição do PNAE/PAA do município.