A pecuária como parte da solução sustentável é tema do Fórum Pré-Cop 30 em Campo Grande

A Embrapa e o Governo do Estado realizam, no dia 24 de março de 2025, o Fórum Pré-Cop 30: Pecuária como parte da solução . O evento acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS) e será palco de importantes debates com a participação de autoridades e cientistas de diversas áreas da peculiaridade e do clima.

O Fórum faz parte da “Jornada pelo Clima”, uma iniciativa da Embrapa que prevê a realização de diversos eventos em todo o país em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ( COP 30 ), a ser realizada em novembro de 2025 em Belém (PA).

O Fórum começa com a palestra magna “De Baku a Belém: a agropecuária brasileira na COP 30” com o pesquisador Marcelo Morandi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa e membro da delegação brasileira nas negociações sobre o clima da UNFCCC ( Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas ). Na sequência, haverá uma mesa redonda, com representantes e stakeholders da cadeia produtiva da pecuária para discutir “Os desafios da pecuária sustentável”. No período da tarde, os painéis “A Ciência do carbono e as estratégias para pecuária no contexto da economia circular” e “Políticas públicas e mercados verdes: Compromisso do Brasil para a COP 30” completaram a programação.

Entre os palestrantes estão confirmados Daniel Vargas (FGV), Joaquim Cordeiro (BNDES); Alexandre Berndt (Embrapa), Eduardo Bastos (ABAG), Ana Doralina (Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável), Bruno Leite (DECAP/MAPA), Gabriel Amorim (Ministério Público de Rondônia), Paulo Pianez (Marfrig), Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo), Judson Valentim (Embrapa), Manuel Macedo (Embrapa), Leonardo Gava (Climate Bonds Initiative) e Artur Falcette (Semadesc).

Baixo Carbono

Sob a cooperação técnico-científica da pesquisadora Mariana Aragão, da Embrapa, e de Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc, o encontro abordará temas como protocolos de baixo carbono, programa de conversão de pastagens degradadas, pecuária tropical e economia circular, produção sustentável na região amazônica, programa de pagamento por serviços ambientais, financiamentos para a transição sustentável, entre outros, a fim de antecipar as discussões prioritárias para a agenda da COP 30. Merece destaque a apresentação e validação de um documento ( position paper ) durante o evento, com o posicionamento da Embrapa sobre a produção sustentável de bovinos no Brasil.

As inscrições são gratuitas e serão abertas em breve, diretamente pelo site do evento. Além de cientistas, o Fórum é direcionado a produtores rurais e técnicos e ocorrerá dentro da programação da 16ª Dinâmica Agropecuária – Dinapec .

Sobre a Dinapec 2025

A realização da Dinâmica Agropecuária 2025 é uma correalização da Embrapa e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com patrocínio da Unipasto , Timac Agro , Sicoob e Marfrig Global Foods .

(Dalízia Aguiar)
Embrapa Gado de Corte

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *