Durante os primeiros 15 dias de maio, somente 10 mm de chuvas no Estado

Nos primeiros 15 dias de maio de 2024, praticamente não choveu na maior parte do território estadual. Excessão a 10 mm de chuvas distribuidas nas regiões Sul e sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul. A analise levou em conta os dados de precipitação acumulada em MS, a partir de três fontes distintas de dados:

  1. dados de satélite do produto MERGE/INPE
  2. dados das estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC
  3. pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA

Pela análise da Figura 1, utilizando os dados do MERGE/INPE, em praticamente todos os municípios do estado encontram-se sem ocorrência de chuvas durante os primeiros 15 dias do mês de maio.

Figura 1. (a) Precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de maio de 2024. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMADESC.

Na Tabela 1 são mostrados os valores observados de precipitação acumulada (mm), entre os dias 01 a 15 de maio de 2024, nas estações meteorológicas do INMET, da SEMADESC, da Embrapa Agropecuária Oeste, além dos pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA.

Quando compara-se os dados de chuva acumulada nos primeiros 15 dias de maio com as médias históricas mensais, observa-se que os 46 municípios analisados, encontram-se com chuvas abaixo da média histórica.  Ressalta-se que a média histórica é baseada no mês todo. Alguns municípios da região sul e sudoeste registraram acumulado de chuvas de até 24 mm, como por exemplo, no município de Aral Moreira observou-se 23,2 mm, representando 83% abaixo da média histórica.

Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante os primeiros 15 dias de maio de 2024. Fonte dos dados: CEMADEN, INMET, EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, SEMADESC.

(Informações do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS)

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *